Augusto Canário, Amor Electro, Xutos e Pontapés e Rui Veloso, respetivamente, foram brilhantes e prenderam o público do princípio ao fim às suas atuações, levando mesmo o pai do rock português a dizer que teve “o melhor coro de sempre na Póvoa de Varzim” a acompanhá-lo.

A concertina e o cantar ao desafio de Augusto Canário animaram a primeira noite do evento na quinta-feira, dia 7, num espetáculo vivo, colorido, cheio de ritmo e alegria. Com uma capacidade de comunicação e dinâmica em palco notáveis, Augusto Canário mostrou-se um exímio improvisador e “cantador ao desafio” que conseguiu cativar a atenção de todos, dos mais novos aos mais velhos.

Um dia depois do lançamento do seu novo álbum #4, os Amor Electro apresentaram-no n’Os dias no Parque para deleite de todos que não quiseram perder esta atuação, com a voz da incontornável Marisa Liz que também interpretou os temas mais antigos e conhecidos de todos.

Apesar da noite bastante chuvosa, milhares de pessoas vibraram ao som de Xutos & Pontapés, no sábado à noite. A banda, que este ano assinala 40 anos de existência, apresentou as novas músicas, não deixando de cantar os temas ícones que marcaram sempre a duração dos Xutos e Pontapés.

Ainda nesta noite, no palco “É bom viver aqui!” apresentou-se a rusga da Póvoa que, chegada de mais uma ação promocional em Ourense, trouxe um cheirinho de São Pedro ao Parque da Cidade.

Por este mesmo palco passaram, ao longo de todo o evento, cantores e bandas poveiras. E se alguns artistas já atuam desde a primeira edição, outros fizeram a sua estreia neste número 8 d’Os Dias no Parque. Também por lá passaram dezenas de associações com atuações de dança, karaté, kickboxing, defesa pessoal, salsation e tantas outras prestações que contribuíram para que a animação fosse contínua e variada. Veja as fotogalerias de sábado e de domingo.

Ao almoço, ao lanche, ao jantar e à ceia: a qualquer hora do dia ou da noite as associações não tiveram descanso. Centenas de pessoas não resistiram aos petiscos caseiros, desde doces passando pelo já tradicional porco assado no espeto. Além da gastronomia, as associações angariaram fundos dando asas à imaginação: vendendo rifas, sorteando brindes ou vendendo artesanato.

Dentro do Parque também não faltou animação. Insufláveis, cavalos, slide, SUP, jogos, brincadeiras e tantas outras ofertas tornaram os quatro dias insuficientes para aproveitar tudo.

O dia de ontem, 10 de junho, foi especialmente preenchido. A manhã foi dedicada à entrega dos prémios aos vencedores do Campeonato de Futebol Inter-Freguesias e dos planos desportivos promovidos pelo Município: Plano de Promoção de Atletismo, Plano de Desenvolvimento do Ténis de Mesa e Plano de Promoção do BTT e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.

No entanto, a distinção de atletas poveiros não se ficou por aqui. Ao final do dia foram ovacionadas n’Os dias no Parque e reconhecidas pelo Presidente as seguintes equipas da terra: os Iniciados Sub 15 do Varzim Sport Club, que se sagraram campeões da 1ª divisão distrital da Associação de Futebol do Porto, garantindo a subida ao Campeonato Nacional; os Juvenis Masculinos do Póvoa Andebol Clube que arrecadaram o título de Campeões Nacionais da 2ª divisão; e ainda os Sub 16 de Pólo Aquático do Clube Naval Povoense que conquistaram o título de Bicampeões Regionais.

Além destes momentos, o edil fez questão de estar presente no recinto e acompanhar o evento de perto ao longo dos quatro dias mas foi aquando da atuação do Rancho Poveiro que se dirigiu ao público em geral começando por agradecer às associações que “com a sua presença fazem com que seja possível que a Póvoa esteja aqui representada”.

Deixou ainda uma palavra de agradecimento “aos que aqui colaboram: são mais de 200 pessoas, entre funcionários da Câmara, empresa de segurança, GNR, PSP, brigada de limpeza. São estes que fazem com que nós, ao longo destes dias, estejamos aqui, confortáveis”, constatou.

A gratidão do Presidente estendeu-se “a todos quantos foram ao Parque da Cidade ao longo dos quatro dias e com a sua presença ajudaram as nossas associações, deram o seu contributo fazendo alguma despesa”, acrescentando que “a presença das pessoas no evento é, sem dúvida, o aspeto mais importante”.

Terminados Os dias no Parque, o autarca lembrou que se seguem as Festas de São Pedro para as quais espera a colaboração do padroeiro para os festejos, pois serão “praticamente duas semanas de festa, uma vez que a noitada é próxima do fim-de-semana, portanto teremos animação todos os dias, entre o dia 28 de junho e 1 de julho, e ainda no dia 7 de julho em que faremos o encerramento”.

Em jeito de despedida, Aires Pereira disse: “para o ano, há mais, veremos se melhor, com melhor tempo, mas fundamentalmente com vocês e com o calor humano dos poveiros”.

Recorde aqui Os dias no Parque.