O Ministro da Agricultura transmitiu que “o Comissário Phil Hogan procurou sempre acompanhar a realidade portuguesa, bem testemunhada através das múltiplas visitas que fez a Portugal, tendo dado um contributo importante para a conclusão, com êxito, das negociações do Governo português com o Banco Europeu de Investimento e com o Banco do Conselho da Europa para o Desenvolvimento para financiamento do Plano Nacional de Regadios, bem como relativamente ao futuro da PAC, incorporando nas propostas de reforma para o período pós-2020 aspetos relevantes, que vão ao encontro dos anseios dos agricultores portugueses”.

Aproveitando a presença do Ministro da Agricultura e do Comissário Europeu da Agricultura, José Capela, Presidente da Direção do Grupo Agros, transmitiu as suas preocupações em relação ao setor, nomeadamente: a nova PAC pós-2020; a execução do PDR e os benefícios praticamente inexistentes da complexa OP; o compromisso da neutralidade carbónica; a contínua desresponsabilização da distribuição e a competitividade dos produtores de leite. A propósito do envelhecimento em Portugal, José Capela constatou que “entre os nossos produtores, a idade média é de 54 anos, mas apenas 14 % tem menos de 40 anos e 2% menos de 30. É algo que põe em causa o futuro deste setor”.

“É um problema estrutural gravíssimo de Portugal e da Europa, mas já temos programas para inverter essa situação com um conjunto de estímulos muito importantes. Teremos pago, nestes três anos de Governo, 300 milhões de apoio aos jovens agricultores, ajudando instalar 4 mil explorações”, vincou Capoulas Santos.

Phil Hogan também reconheceu o problema e garantiu que a nova PAC, que entra em vigor a partir de 2020, tem essa questão em consideração.

“Além de um apoio de 25% de apoio diretos, temos empréstimos com baixas taxas de juros e por um período de 20 anos em vez dos atuais sete”, disse o comissário.

Phil Hogan disse ainda compreender a insatisfação dos agricultores lusos, e apontou a expansão dos mercados como uma das soluções.

“Continuaremos a apoiar diretamente os produtores de leite, para os impulsionar no mercado, mas vamos também tomar outras medidas, como aumentar em 20% os fundos para promoção dos produtores, para encontrar novos mercados, nomeadamente no México e no Japão”, explicou o comissário europeu da Agricultura.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, participou na cerimónia inaugural desta 7ª edição da AgroSemana, promovida pelo Grupo Agros que assinala 70 anos de existência.