A cerimónia decorreu na manhã de 16 de junho e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, do Coronel Armando José Rei Soares Ferreira, Comandante da Escola dos Serviços (ES), que assinaram o protocolo de cedência da viatura.

O Presidente da Câmara Municipal revelou que a cedência da viatura Chaimite V200 ao Município “é fruto da colaboração entre a cidade da Póvoa de Varzim e a instituição militar com a presença ininterrupta há mais de 100 anos na nossa cidade onde se sentem em casa e onde nós sentimos que fazem parte da família poveira”.

Aires Pereira constatou que “não haveria outro sítio na cidade onde pudéssemos colocar tão emblemática viatura que neste sítio (Avenida 25 de Abril)”.

O edil deixou uma palavra ao arquiteto Rui Bianchi pelo trabalho da instalação onde está apoiada a viatura e toda a recuperação e iluminação, acrescentando que “este monumento será um marco para todos aqueles que visitam ou passam nesta Avenida que, assim, não precisa de placas”.

O Presidente da Câmara aproveitou o momento para anunciar que “nos próximos dias abriremos o concurso para a finalização desta Avenida, uma obra que urge terminar com a sua ligação ao extremo norte do concelho. Trata-se de um concurso público de aproximadamente 4 milhões de euros para concluirmos esta tão importante infraestrutura rodoviária de circulação entre um extremo e outro da cidade da Póvoa de Varzim”.

O Coronel Armando Ferreira referiu que “a viatura que simboliza o espírito do 25 de Abril será mais um cartão de visita que perpetuará indelevelmente a ligação e presença militar de mais de 100 anos nesta cidade que tanto nos tem acarinhado”.

O Comandante da Escola dos Serviços acrescentou que “esta cerimónia fortalece a ligação do exército e da Escola dos Serviços com o Município e com a comunidade e as gentes da Póvoa. O Exército está ao serviço de Portugal e dos portugueses pelo que a Escola dos Serviços estará sempre disponível ao serviço do Município e dos poveiros, como sempre tem estado”.

O Coronel Armando Ferreira lembrou que este ano se completam 25 anos do Quartel de Beiriz, um marco importante que será assinalado no Dia da Unidade, em julho.