O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, marcou presença na iniciativa e aproveitou a oportunidade para agradecer a presença de todos os parceiros, que “ano após ano contribuem para o crescimento da Mostra Informativa, num sinal que estamos a fazer coisas boas.”

O autarca considera que “este é o caminho a seguir. Vamos ter muitos jovens nestes três dias e temos de aproveitar este espaço como forma de promoção das escolas, das empresas, de toda esta rede de contactos. Temos tudo para oferecer aqui na Mostra, mas apenas porque estamos aqui todos.”

“A Câmara Municipal entende que a educação é primordial e basilar no desenvolvimento da nossa comunidade”, sublinhou Luís Diamantino, que enalteceu o papel “decisivo” dos diretores das escolas do concelho no futuro dos alunos, ao funcionarem como “referências da comunidade e garantia da qualidade das nossas escolas, que têm hoje em dia a capacidade de ir além dos seus muros.”

“A Mostra é importante para indicar o caminho aos nossos jovens e mostrar-lhes que somos todos capazes de mudar o Mundo. Com pequenos gestos, que podem até parecer pequenos nadas, somos capazes de fazer a diferença”, concluiu o Vice-Presidente.

O empresário BNI Winner, Paulo Aires, o diretor da Escola Secundária Rocha Peixoto, Albertino Cadilhe e Armando Ferreira, comandante da Escola dos Serviços, deixaram igualmente algumas palavras aos jovens presentes nesta sessão de abertura.

Paulo Aires destacou a importância e as vantagens do networking, “uma forma de estar, tanto na vida pessoal como profissional”, que pode ser resumido apenas pela palavra “disponibilidade”. “Tornem-se disponíveis, sejam facilitadores de contactos e invistam no que vos diferencia dos outros, no que são realmente bons”, aconselhou o empresário.

Em nome das escolas presentes no certame, Albertino Cadilhe agradeceu à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim pela criação, “em boa hora”, da Mostra Informativa, que está em “constante crescimento e permite aos alunos do 9º e 12º ano tomarem decisões informadas relativamente ao seu futuro”.

Armando Ferreira falou um pouco sobre a sua vida como militar, que “traz muito trabalho, mas também muitas alegrias” e aproveitou para desmistificar algumas ideias pré-concebidas sobre o trabalho militar, esclarecendo que “os militares desempenham profissões idênticas às de qualquer outro civil”. O comandante da Escola dos Serviços aconselhou os jovens a “arregaçarem as mangas e irem à luta” pelo seu futuro, desafiando-os a procurarem “a solução em cada problema em vez de buscarem o problema em cada solução.”

Terminados os discursos, seguiu-se a entrega do Prémio Papelaria Locus à vencedora do concurso do Cartaz do 14º FOP. A abertura da Mostra contou ainda com um coffee-break, da autoria dos alunos dos Cursos Profissionais da Escola Básica EB 2/3 de Beiriz, um momento musical da Escola de Música da Póvoa de Varzim, marchas populares e cantares de intervenção da Escola Profissional de Esposende, dança da Secundária Rocha Peixoto e da Secundária Eça de Queirós, que protagonizou ainda uma pequena passagem de modelos de indumentárias.

Da parte da tarde, seguir-se-ão três workshops: Dinâmicas de Grupo e Trabalho de Equipa, promovido pela Vil@net (14h30), Confeção de Entrada (15h00) e Confeção de Sobremesa (17h00), ambos promovidos pela Proandi. A Mostra Informativa tem continuidade amanhã e no sábado, com o seguinte horário: das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00, amanhã e das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 19h00, no dia final do certame.

Consulte o programa da Mostra Informativa e o programa completo do 14º Fórum de Formação e Opções Profissionais, que tem fim agendado para o dia 23 de maio. Para esclarecimento de dúvidas relativamente ao FOP e a qualquer iniciativa do mesmo pode contactar o 252 090 000 ou em alternativa o email forumsop@cm-pvarzim.pt.