A intenção desta iniciativa é divulgar possibilidades profissionais aos alunos para que as suas opções possam ser tomadas com o máximo de informação possível.

No primeiro dia da Mostra, o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino, agradeceu a presença de todos os envolvidos no FOP, uma oportunidade para que, em três dias, os jovens tenham acesso a uma vasta rede de contactos. Também a Papelaria Locus entregou o prémio ao vencedor do Concurso do Cartaz da edição do FOP de 2018. Uma premiação que foi acompanhada pela atuação da Associação Pró Música, de um grupo de dança da Escola Secundária Eça de Queirós, de marchas populares pela Escola Profissional de Esposende, pela PROANDI, com a demonstração de uma garrafa de vinho ao fogo e a confeção de uma sobremesa, pelo Grupo Musical do Curso Profissional de Instrumentistas da Escola Secundária Rocha Peixoto.

Destacamos a realização do musical Aladino com a participação dos alunos dos 3º e 4º anos das Atividades de Enriquecimento Curricular das Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico (Agrupamento de Aver-O-Mar / Agrupamento Cego do Maio / Agrupamento Dr. Flávio Gonçalves / Agrupamento de Rates) e alunos do MAPADI. O espetáculo irá acontecer no dia 5 de maio, às 10h30.