O principal foco desta iniciativa é a informação e sensibilização para a “Prevenção de resíduos perigosos: hora de desintoxicação!”. Por isso, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim convida-o a participar num dos workshops que vão ser realizados: “Faça você mesmo com detergentes ecológicos”, das 10h00 às 11h00; e “Redução de Desperdício Têxtil”, das 11h00 às 12h00, ambos no Museu Municipal no sábado; e “Redução de Desperdício Alimentar”, dia 24, às 10h30, no Mercado Municipal.

A participação nestas ações é gratuita mas sujeita a inscrição.

Sobre “Faça você mesmo com detergentes ecológicos”, tal como o título indica, irá facultar informação sobre a produção caseira de sabão, fabricação de produtos de limpeza e ambientadores. Para participar na “Redução de Desperdício Têxtil” deve levar uma peça de roupa que já não utilize para poder transformá-la durante o workshop. A ideia é reutilizar o têxtil em “novas” peças de roupa ou utilitários para o dia-dia. Esta formação será realizada pela Branco Chá.

Como fazer caldos caseiros, pela PROANDI, pretende levar à “Redução de Desperdício Alimentar”. Com este workshop pretende-se promover a sustentabilidade ambiental e fomentar a Economia Circular da região, dando uma nova utilização (comestível) a desperdícios culinários que provavelmente acabariam no lixo. Os participantes vão ter a oportunidade de cozinhar algumas receitas das quais resultariam desperdícios, que depois serão utilizados para confecionar caldos caseiros, bastante mais ecológicos e económicos que os cubos de caldos industrializados.

Inscreva-se e contribua para um mundo mais sustentável.