Andrea Silva, Vereadora da Acção Social, considera que a entrega das habitações em plena época natalícia é uma “feliz coincidência” porque se torna ainda mais gratificante para o município realojar estas pessoas num tempo que se quer de paz e harmonia familiar. Para além da felicidade que esta acção proporciona, a vereadora assinala as condições dignas de vida que o município propicia a três agregados familiares – dois de seis e um de quatro pessoas – que subsistem com baixos recursos, sendo que são beneficiários de Rendimento Social de Inserção.

A Vereadora revelou ainda que a autarquia tem estado atenta aos problemas dos seus munícipes e pretende continuar a dar resposta ou a encontrar parceiros na Rede Social para solucionar as suas dificuldades.

Graças ao Programa Especial de Realojamento (PER) da cidade da Póvoa de Varzim, estas famílias poderão a partir de agora usufruir do conforto de um lar, com todas as comodidades.

Com vista à erradicação das barracas nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto, foi criado o PER, cujo objectivo é a erradicação definitiva das barracas, construções abarracadas e ilhas existentes nos municípios destas áreas metropolitanas, mediante o realojamento em habitações condignas das famílias que nelas residem. Neste âmbito esta autarquia aderiu ao PER, tendo celebrado o Acordo Geral de Adesão em 02 de Dezembro de 1994, com vista ao realojamento de 470 famílias das 619 situações levantadas, correspondendo a um total de 1707 indivíduos, das onze freguesias abrangidas pelo levantamento.