No Mercado Municipal, realizou-se a campanha “Mercado + Sustentável!”, a partilha de dicas a comerciantes e clientes para um consumo mais consciente. Também no Mercado foi possível aprender a “Cozinhar sem desperdício”, um workshop da responsabilidade da LIPOR e que ensinou a preparar uma refeição com sobras de alimentos.

No Museu Municipal, Ana Milhazes, ativista e fundadora do movimento Lixo Zero Portugal, apresentou o seu livro “Vida Lixo Zero”. Neste livro inspirador, e partindo do seu próprio exemplo, Ana Milhazes mostra-nos como podemos ser mais felizes com menos e dá-nos dicas para facilitar e transformar a nossa vida: do consumo sustentável à tecnologia, passando pelos meios de transporte, pela organização e limpeza da casa, pela higiene, o desperdício zero na cozinha e a economia de partilha.

A sensibilização da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos chegou também às escolas do 1º Ciclo. As crianças poveiras aprenderam a reutilizar e dar nova vida a t-shirts que já não usavam.