O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, assinou com 26 Municípios da Região Norte, estando contempladas 51 escolas, que abrangem 31 mil alunos, num investimento total de 51 milhões de euros.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, assinou o Acordo de Colaboração para a requalificação das E.B. 2/3 de Aver-o-Mar e E.B. 2/3 Dr. Flávio Gonçalves, que terão um investimento superior a 4 milhões de euros.

O edil começou por reconhecer o “esforço de descentralização em duas áreas que não eram da nossa responsabilidade”, acrescentando que “as escolas do 2º e 3º ciclo sempre foram da responsabilidade do Governo”.

O Presidente transmitiu que “o Governo dá este sinal no sentido de podermos avançar com intervenções que são muito importantes para as duas piores escolas do concelho da Póvoa de Varzim”.

Aires Pereira referiu que “tanto a E.B.2/3 de Aver-o-Mar como a E.B. 2/3 Dr. Flávio Gonçalves são escolas que já há muito não reúnem condições para que professores e alunos possam desenvolver a sua atividade”.

Nesse sentido, o Presidente considera que “o Município não podia deixar de estar presente”, informando que “a requalificação destas duas escolas do concelho irá custar, do orçamento autárquico, cerca de 300 mil euros de investimento do Município de modo a melhorar as condições destes estabelecimentos de ensino”.

No seu discurso, Tiago Brandão Rodrigues lembrou que “a educação não se realiza exclusivamente com conceitos e com práticas pedagógicas por mais essenciais que estas sejam”, acrescentando se trata de “celebrar o entendimento que estes Municípios foram capazes de perceber como crucial olhando para além de si e convergindo numa preocupação política corajosa capaz de cuidar do seu território e abraçar o território regional comum”.

Assim sendo, continuou constatando que “foi por esta razão que os Presidentes dos Municípios deram as mãos entre si e em conjunto com as suas comunidades intermunicipais, com a Área Metropolitana, trabalharam. Por isso, foram generosos ao ponto de trabalharem em diálogo com o Ministério da Educação para edificarem uma melhoria substancial nas condições que as escolas destas regiões irão oferecer às suas populações”.

O Ministro da Educação transmitiu aos autarcas: “já edificámos algo juntos porque juntos conseguimos extrair do papel para estes territórios quase 51 milhões de euros de investimento com destino certo: requalificar e modernizar estes estabelecimentos de ensino que assim irão melhorar muito o nosso serviço nacional de educação que Estado e as vossas autarquias prestam aos nossos cidadãos”.

Tiago Brandão Rodrigues deixou ainda uma palavra de gratidão perante os autarcas presentes que “corporizam um trabalho de parceria entre a administração local, regional e central a bem dos cidadãos que são também municipais, regionais e nacionais. Todos temos a tripla condição de criar da nossa vila ou cidade, da nossa região e do nosso país”.