Esta Carta de Compromisso tem como principal objetivo a promoção da sustentabilidade e a disseminação de boas práticas ambientais nas suas instalações.

Aires Pereira, enquanto Presidente do Conselho de Administração da Lipor e Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, considera esta assinatura um “momento histórico e de grande satisfação” já que é a primeira vez que a Lipor estabelece um compromisso com uma instituição militar para a adoção de um conjunto de procedimentos no âmbito da correta gestão dos resíduos urbanos. Acrescentou que a Escola dos Serviços pode sentir “orgulho em fazer parte desta equipa porque Lipor é um símbolo de qualidade e compromisso para com o ambiente, símbolo este reconhecido não só a nível nacional como internacional”.

Aquilino José António Torrado, Comandante da Escola Prática de Serviços, manifestou “um orgulho imenso” por ter sido a primeira unidade militar a envolver-se num projeto tão importante para a sociedade e para o ambiente, acrescentando que o Exército também está solidário com esta causa.

Esta Carta de Compromisso formaliza todo um processo de cooperação estratégica que tem vindo a ser desenvolvido, desde janeiro de 2019, com vista à obtenção da Certificação “Coração Verde LIPOR” pela Escola dos Serviços. A instituição já entregou mais de 100 toneladas de resíduos para reciclagem e valorização orgânica. A Escola de Serviços da Póvoa de Varzim é hoje um exemplo de como os organismos do Exército Português também podem ser uma referência de sustentabilidade.