O Vice-Presidente anunciou que “nesta altura, o Município da Póvoa de Varzim tem umas instalações devidamente certificadas e que foram já vistoriadas pela Direção Geral de Veterinária. Está localizado nas instalações do Horto Municipal, tem 14 celas, uma parte para os infetocontagiosos e animais perigosos, a zona do gatil e o local onde estará o nosso veterinário residente, José Carlos Guimarães”.

Aires Pereira explicou que o CROAC “é um espaço com a dignidade que os animais merecem, que vem substituir um Canil existente mas com condições precárias, quer físicas quer em número de celas, o que obrigava a recorrer a outras instituições para albergarem os animais. Gastaram-se perto de 170 mil euros para criar estas instalações que já eram uma necessidade há muito tempo. Aproveitamos e fizemos também um gatil”, esclareceu.

O Vice-Presidente constatou que “não existem muitos animais abandonados no concelho”, esclarecendo que “há muitos anos que o Município iniciou um projeto para recolha de animais abandonados e é muito difícil, hoje, na Póvoa de Varzim, surgirem este tipo de problemas. O que acontece frequentemente é as pessoas virem entregar os animais ao Canil”.