Tendo como referência o Parque da Cidade, adaptou-se a estrutura viária existente, potenciando a utilização segura e confortável da bicicleta nas deslocações pelo interior da cidade segundo uma perspetiva utilitária.

Este projeto integra o projeto global de estruturação de uma rede de corredores urbanos na Póvoa de Varzim, destinada aos modos suaves, através do desenvolvimento de uma rede de ciclovias no concelho da Póvoa de Varzim, que se encontra em linha com as ações previstas nos principais  documentos estratégicos, nomeadamente, o Quadro Referencial da Estratégia Europa 2020 (incluindo o Programa Nacional e Programa Operacional Regional – www.portugal2020.pt), o Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) da Área Metropolitana do Porto e o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) da Póvoa de Varzim.

A ciclovia do Parque da Cidade à Marginal tem por base a estruturação de um corredor urbano que se estende do parque da cidade à marginal poveira, impulsionando o uso de bicicletas enquanto transporte alternativo, através do desenvolvimento de uma rede de ciclovias urbanas.

O percurso ciclável subdivide-se em dois grupos, ou seja, corredor integrado na rede viária – via partilhada, e corredor com separação física da rede viária – pista ciclável.

Esta ciclovia foi criada para ligar o Parque da Cidade à Marginal, aproveitando um trajeto a poente do parque que se situa numa zona urbana não consolidada. O trajeto é sinuoso, mas direto e embora numa zona residencial onde existe uma pequena parte de ciclovia que é requalificada e recondicionada. Este canal isolado chega à Rua Cidade de Barcelos, transformando-se em via partilhada até ao cruzamento com a EN13. Depois, a via continua através da Rua da Cova do Coelho e segue em via partilhada, entrando nos terrenos públicos até à ligação com a Avenida do Repatriamentos dos Poveiros, sendo feita a ligação à marginal através da Rua da Imprensa Regional.

As vias partilhadas são aplicadas nesta empreitada, nos casos onde a via existente não tem largura suficiente para aplicação de uma faixa ciclável, ou seja, as bicicletas e os automóveis circulam no mesmo sentido.

Aprovado no âmbito do Aviso para a apresentação de candidaturas n.º NORTE-06-2016-19, este projeto beneficiou de uma comparticipação financeira do FEDER –  Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no montante de €106.475,25 (correspondente a 85% do investimento elegível, que foi de €125.265,00).