A iniciativa dá continuidade à política de proximidade que o edil pretende manter com o tecido empresarial do concelho. Estiveram presentes mais de 30 empresários que revelaram as suas atividades e o objetivo das suas empresas, apresentado sugestões para partilhar conceitos e melhorias para o tecido empresarial poveiro.

Uma das preocupações comum à maioria dos empresários é a falta de mão de obra especializada e a propósito desta questão o Presidente da Câmara Municipal recuou ao 25 de Abril e consequente unificação do ensino: “foram se formando pessoas em áreas que não correspondiam às necessidades de formação que o país tinha”. Neste sentido, constatou que “hoje, temos muita gente licenciada que nunca irá exercer na área em que se formou. Temos que nos organizar e adaptar a esta realidade, acrescentando que “temos uma disfunção entre o que é a realidade e o que o país precisa”.

Depois desta abordagem geral, o Presidente da Câmara entendeu que seria oportuno aproveitar a presença de tantos empresários do concelho para dar a conhecer os investimentos municipais previstos para 2020, desde logo, um orçamento de 64 milhões de euros, “fruto da capacidade de atração que o município tem tido e receitas que tem gerado”. A este propósito, lembrou que “o IMI é o mais baixo da Área Metropolitana do Porto, não cobramos derrama, devolvemos 1% do IRS e deixamos ficar, todos os anos, no bolso dos contribuintes da Póvoa de Varzim 6 milhões de euros que não cobramos”. Aires Pereira transmitiu que esta política fiscal reflete-se na preferência de várias empresas em instalarem-se no nosso concelho tal como tem vindo a acontecer no Parque Industrial de Laundos com a expansão da Mercadona e de A Poveira. Neste sentido, chamou a atenção dos empresários para a inflação que os terrenos vão sofrer nesta zona industrial que tem uma localização estratégica invejável. O edil alertou para o facto de na 2ª fase da Zona Industrial de Laundos também ser tido em conta o alojamento/ habitação e serviços para ser uma área movimentada.

O Presidente do município poveiro revelou ainda que hoje (25 de outubro) seria aprovado, em Conselho Metropolitano, o lançamento do concurso público da rede dos transportes urbanos na AMP, muito importante para o nosso concelho.

Aires Pereira enumerou alguns dos grandes investimentos para o próximo ano: o prolongamento da Via B (até EN13) – um investimento de cerca de 4 milhões de euros cujo concurso público será aberto em breve; a Arena, um investimento estratégico de quase 9 milhões de euros, contemplando as mais diversas valências desde feiras aos mais variados eventos, cujo concurso público será lançado na próxima reunião do executivo (31 de outubro); a Marina, também estratégica no posicionamento turístico, empreitada já adjudicada que aguarda visto do Tribunal de Contas, sendo esta última fase um investimento de 2,5 milhões de euros. O autarca destacou um outro investimento muito importante que o Município está a fazer de 1 milhão e 500 mil euros e terrenos cedidos para a reabilitação do Centro Hospitalar, que pela sua localização no centro da cidade tem uma função imprescindível, “todos os dias, 2000 pessoas frequentam aquela zona”.

O autarca terminou alertando para a questão da sustentabilidade e obrigatoriedade dos empresários terem como prioridade o ambiente e a economia circular.