O ECOXXI trata-se de um Programa implementado desde 2005 – ano zero – pela Associação Bandeira Azul da Europa, que visa reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade ao nível municipal através da avaliação, por um conjunto de peritos, de 22 indicadores de sustentabilidade.

São várias as áreas temáticas avaliadas por um conjunto de peritos, desde a educação ambiental e alterações climáticas, até à cidadania, governança ou turismo. O ano de 2021 foi, naturalmente, um ano complexo e disruptivo, fruto da situação pandémica. Neste sentido, também o Programa ECOXXI sentiu a necessidade de se adaptar tendo criado, excecionalmente, um indicador dirigido a destacar as “medidas em contexto de pandemia”, reforçando, assim, os outros pilares da sustentabilidade, para além do ambiente.

São ainda considerados outros temas como: A Educação para a Sustentabilidade; Sustentabilidade em Zonas Balneares; Cidadania, Participação e Governança; Transparência, Digitalização e Conectividade: Emprego; Cooperação com a Sociedade Civil; Certificação de Sistemas de Gestão; Ordenamento do Território; Conservação da Natureza ; Gestão e Conservação da Floresta; Qualidade do Ar e Ambiente Sonoro; Água Segura e Qualidade dos Serviços de Águas Prestados aos Utilizadores; Produção e Recolha Seletiva de Resíduos Urbanos; Valorização do Papel da Energia na Gestão Municipal; Mobilidade Sustentável; Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável; Turismo Sustentável.