O evento, organizado pela Federacion Galega Pola Cultura do Marítima e Fluvial e pela Associação guardense O Piueiro, contou com a participação de mais de 100 embarcações tradicionais oriundas de vários países.

A Lancha Poveira “Fé em Deus” integrou as regatas de embarcações nos dias 13 e 14 e tiveram lugar apresentações de livros alusivos à história da comunidade piscatória poveira (O Poveiro, Epopeia dos Humildes, Os Cadilhe). Os poetas Benetida Stingl e Aurelino Costa participaram numa sessão de poesia associada ao lançamento do livro RioMAr.

Aquando da chegada da Fé em Deus ao porto de La Guardia, no sábado, pelas 13h00, foi feita a apresentação de uma réplica de um “barco volanteiro” (um tipo de embarcação similar à lancha poveira, desaparecida da memória dos pescadores guardenses desde o início do séc XX), intitulado Piueiro.

O Município da Póvoa de Varzim, representado neste evento pela Vereadora Lucinda Amorim, aproveitou este momento para oferecer uma camisola poveira ao mestre do Piueiro.

Os responsáveis da associação promotora do evento e da construção do barco de La Guardia anunciaram que a primeira viagem da embarcação será à Póvoa de Varzim, tal como a Fé em Deus fez a sua viagem inaugural a La Guardia. Assim, as duas embarcações regressarão a La Guardia por altura das Festas da Stª Tecla, que decorrerão nos dias 21 e 22 de setembro.

O Município poveiro promoveu ainda dois produtos da nossa região proporcionando a degustação da rabanada poveira e de conservas poveiras.