Luís Diamantino, Vice-Presidente e Vereador da Educação, esteve presente na ação dinamizada por Miguel Neiva, dando conta da sua importância para promover a inclusão nas escolas do concelho e agradecendo a participação dos professores.

Miguel Neiva, Mestre em Design e Marketing pela Universidade do Minho, desenvolveu o código ColorADD, um sistema gráfico monocromático que permite “identificar e comunicar a cor” a todos os que tem dificuldade em interpretá-la, como por exemplo os daltónicos.

“O projeto ColorAdd foi desenvolvido para ajudar a minorar o problema de um universo significativo da população mundial numa área em que todas as sociedades são e estão cada vez mais envolvidas e preocupadas – A inclusão.

Este projeto tem uma finalidade muito própria. A intenção é um dos critérios que deve acompanhar o designer no seu processo criativo: este, além da interiorização do conceito básico e elementar do design, forma adequada à função, deve ter em consideração contribuir para o melhoramento da qualidade de vida do indivíduo, trabalhando no “interface” produto/utilizador para que o objeto sirva realmente a sua “função”, seja um “objeto ao serviço do utilizador”.

Pretende-se que a indústria e a sociedade vejam neste projeto um contributo para melhorar a satisfação e o bem-estar de um grupo de indivíduos que, pelas suas características de visão, se encontram privados de realizar com independência, segurança e tranquilidade todo e qualquer ato onde a cor seja fator determinante.

A aplicação do sistema ColorAdd®: ColorAdd® é transversal a todos os quadrantes da sociedade global, independentemente da sua localização geográfica, cultura, língua, religião, bem como às diferentes vertentes socioeconómicas.

Oferecer aos daltónicos independência aquisitiva, uma mais fácil integração social em situações que a opção e escolha da cor é relevante e a minimização do sentimento de perda gerada pela deficiência, com o consequente aumento de bem-estar e autoconfiança.
O projeto apresenta uma solução sustentada, de implementar um código universal, que se julga ser de um contributo inquestionável para a inclusão”.

O Município da Póvoa de Varzim associou-se ao Sistema Color ADD (Sistema de Identificação de Cores para Daltónicos), no âmbito do protocolo existente com a AMP, com o objetivo de fomentar a implementação deste sistema no concelho, visando a criação da 1ª Região do mundo (nos 17 Municípios da GAMP) inclusiva pela cor e acessível para Todos nas áreas da Educação, Turismo e Cultura.

Veja algumas imagens desta sessão.