A iniciativa foi promovida pala Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, em conjunto com a Enterprise Europe Network, o Banco Europeu de Investimento e o Gabinete de Promoção do Programa Quadro.

Cerca de 60 pessoas participaram nesta sessão cujo objetivo era informar as empresas das oportunidades de apoio e financiamento dentro do Horizonte 2020.

A Vereadora do Desenvolvimento Local, Lucinda Delgado, deu as boas vindas aos empresários presentes e agradeceu ao painel de convidados, transmitindo que “o Município desempenha um trabalho de proximidade com as empresas locais e pretende manter os empresários informados”. A autarca constatou que “o sucesso das empresas é o sucesso do nosso concelho”.

A sessão abrangeu três formas diferentes e complementares de apoio da União Europeia às empresas e em particular às PMEs: o programa-quadro Horizonte 2020, por João Mil-Homens, do Gabinete de Promoção do Programa Quadro (GPPQ); o papel da Enterprise Europe Network (EEN), por Céu Filipe, da AEP/ Enterprise Europe Network; os apoios financeiros disponibilizados pelo Banco Europeu de Investimento, por Joaquim da Costa Pedroso, do Banco Europeu de Investimento em Portugal.

O Horizonte 2020 é o maior programa de investigação e inovação da União Europeia (UE) de sempre com um orçamento de perto de 80 mil milhões de euros. Conjuga investigação e inovação e assenta em três pilares: excelência científica, liderança industrial e desafios societais.

O que se pretende é garantir que a Europa produza ciência e tecnologia de craveira mundial que sejam capazes de sustentar o crescimento económico. O programa é aberto a todas as entidades interessadas em participar, incluindo empresas, através da apresentação de projetos concorrentes a financiamento (financiamento a 100%).

Os projetos concorrentes são avaliados por peritos externos e independentes. Uma parte substancial destina-se apoiar as PMEs, porque a maior parte das empresas na Europa são PMEs. Estas são também fortes criadores de emprego e de inovação pela sua dimensão e dinamismo. Por esse motivo, o H2020 incentiva e apoia a participação das PME de uma forma integrada em todos os objetivos específicos.

Isto significa 9 mil milhões de euros de apoio a atividades de investigação e inovação entregues às PMEs.

A Enterprise Europe netwok (EEN) é a maior rede do mundo de apoio às PMEs com ambição internacional.

A EEN é um instrumento criado em  Fevereiro de 2008 pela Comissão Europeia – através da sua Direcção-Geral DG GROWTH –  e cofinanciado pelo programa Horizonte 2020. Em Portugal, a Rede da Enterprise Europe Network é assegurada desde 15 de janeiro de 2015 pelo consórcio EEN-PORTUGAL, formado por doze entidades públicas e associativas, distribuídas regionalmente por todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

O Banco Europeu de Investimento é o banco da União Europeia. Concede financiamento de longo prazo a projetos de investimento sólidos e sustentáveis que contribuam para os objetivos políticos da EU na Europa e no resto do mundo. O grupo BEI é constituído pelo Fundo Europeu de Investimento, especialista na concessão de financiamento de risco a PMEs.

O Banco está sedeado no Luxemburgo e em Portugal tem escritórios em Lisboa. Os seus produtos estão disponíveis a nível nacional em quase todos os bancos comerciais.