Estiveram presentes na cerimónia, Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura e da Educação da Câmara Municipal, Teresa Calçada, Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, e Carla Tavares, da Direcção Regional de Educação do Norte.

Em nome do Município, Luís Diamantino afirmou que “é muito importante para nós este acto simbólico que reflecte o trabalho profundo desenvolvido pela Biblioteca ao longo de 20 anos a formar leitores”. Fazendo a analogia de que “a casa nunca é construída pelo telhado”, o Vereador explicou que se tem “alicerçado ao longo dos tempos o serviço em prol do livro e da leitura nas mais variadas manifestações culturais, levando o livro à rua, ao encontro das pessoas”.

Para Luís Diamantino, a cooperação da Biblioteca Pública à Rede de Bibliotecas Escolares agora oficializada é a solidificação de um esforço articulado por parte da autarquia e das escolas. A título de exemplo, o autarca informou que, em breve, a Biblioteca Municipal vai disponibilizar online um sistema que permite a transferência dos catálogos informáticos individuais de cada uma das Bibliotecas Escolares, para um catálogo colectivo, que será pesquisável através da Internet, bem como uma aplicação de pesquisa no catálogo dos conteúdos e aceder à informação de leitor da Biblioteca Municipal.

Carla Tavares manifestou agrado neste “acto simbólico que formaliza um trajecto que se vem percorrendo neste concelho”, acrescentando que “este momento seja um desafio de continuidade, com maior intensidade e mantendo a qualidade”.

Teresa Calçada evocou algumas recordações que a Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim lhe traz e que marca também o início da leitura pública em Portugal.

A Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares referiu-se à importância do trabalho em rede e preocupação que se mantivessem os princípios e se fossem criando condições para que não podemos todas ter tudo. “Esta lógica de funcionamento em rede tem norteado o trabalho comum de formar leitores desenvolvido pelas Bibliotecas Escolares e Bibliotecas Públicas ao longo dos últimos 20 anos”, esclareceu, acrescentando que estas “constituem um campus educativo”.

protocolo SABE 01
Da esq. para a dir.: Luís Diamantino, Teresa Calçada e Carla Tavares

Para Teresa Calçada, “os leitores não nascem feitos, têm que se fazer”, no entanto, “a leitura hoje é mais complexa do que há 20 anos e é preciso saber ler em todos os suportes”. Neste sentido, alertou para a “importância de se desenvolverem competências leitoras e dotar os jovens de saberes acrescidos porque o futuro passa por serem capazes de manipular os meios de acesso à informação”. E tudo porque “quem não sabe ler é definitivamente pobre”, concluiu.

O protocolo de cooperação foi assinado por Luís Diamantino e pelos Directores dos Agrupamentos e Escolas Secundárias do Concelho (Agrupamento Vertical Dr. Flávio Gonçalves, Agrupamento Vertical Cego do Maio, Agrupamento Vertical Campo Aberto, Agrupamento Vertical Aver-o-Mar, Agrupamento Vertical Rates, Escola Secundária Eça de Queirós, Escola Secundária Rocha Peixoto), tendo como objecto: “O Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, designado SABE, do Município da Póvoa de Varzim, com o objectivo de proporcionar apoio técnico especializado e recursos de informação às bibliotecas escolares do concelho, vai ser formalizado, criando uma Rede Concelhia de Bibliotecas. Este serviço tem a sua base de funcionamento na Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim. A articulação do SABE com as bibliotecas escolares do concelho será realizada através de reuniões com o Director da Biblioteca Municipal e com os professores bibliotecários das Bibliotecas dos Agrupamentos e Escolas Secundárias, para articular estratégias de actuação e planificar actividades comuns, com a finalidade do desenvolvimento progressivo das literacias e da construção de hábitos de leitura”.

O programa da sessão contemplou ainda outros trabalhos: “20 anos de Promoção da Leitura na Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim” foi exposto por Fernanda Trovão, Técnica da Biblioteca, e “Boas Práticas da Rede de Bibliotecas” pelos professores-bibliotecários. Para além disso, teve ainda lugar a apresentação do software de gestão documental para apoio às bibliotecas escolares.