O imóvel em causa apresentava um acentuado grau de degradação e que punha em risco a continuidade das atividades projetadas pel’A Filantrópica. Uma vez que a Cooperativa não dispõe dos recursos financeiros necessários para proceder à recuperação do edifício, o Município disponibilizou-se para subsidiar a execução das obras.

No final da tarde de ontem, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, sublinhou que é imperioso não colocar em causa o património do concelho e que o edifício d’A Filantrópica, situada na Rua da Lapa, é de interesse público. Por isso, serão investidos mais de duzentos e setenta mil euros na reconstrução total do corpo nascente e em alterações profundas no restante edifício.

Segundo o edil, segurança é sinónimo de pessoas, ou seja, as ruas são mais seguras quanto mais pessoas as percorrerem. Daí ser relevante a reestruturação d’A Filantrópica de forma a dotá-la e equipá-la de acordo com as exigências de comodidade, modernidade e segurança e, dessa forma, levar cada vez mais poveiros a usufruir das suas atividades culturais, destinadas à fruição de toda a população, incluindo os idosos e cidadãos de mobilidade reduzida.

O Presidente do Conselho de Administração d’A Filantrópica, Luís Alberto Custódio, explicou que todos os membros da Direção se têm dedicado à manutenção de uma oferta formativa variada em múltiplas áreas artísticas e em tornar a Cooperativa numa entidade dinamizadora do panorama cultural no concelho da Póvoa de Varzim. As obras que estão em curso vão melhorar exponencialmente as condições oferecidas aos poveiros e serão uma nova página na história da Cooperativa.