O programa do evento foi apresentado ontem de manhã, no Parque da Cidade, pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.

Como novidades da edição deste ano, o Presidente destacou “a logística e tratamento do espaço, a nova organização da zona da restauração e de convívio, em suma, a apresentação das nossas associações”, acrescentando que “temos o maior número de sempre de associações inscritas, ultrapassam as 80”.

O edil revelou que vai ser dada uma uniformidade às tendas, ou seja, “as associações não podem trazer bancos, nem cadeiras, nem toldos ou guarda-sóis. A Câmara adquiriu mais 50 mesas com bancos, guarda-sóis com quatro metros para cobrir toda a área e novas tendas”. Sobre esta aposta, Aires Pereira considera que é necessário haver “algum cuidado estético na utilização do espaço”. Neste sentido, também foram ordenadas as áreas de refeições e churrasco com espaços próprios para que todos tenham condições para trabalhar.

O Presidente reconheceu que, dado o caráter solidário do evento, este “é muito importante para as associações e funciona como uma espécie de pé-de-meia para o resto do ano e, nesse sentido, criamos mais infraestruturas para podermos ter mais gente. A nossa preocupação é que haja condições para as pessoas”.

Para o autarca, “este é, sem dúvida, o grande evento da Póvoa de Varzim, no qual todo o concelho se representa. Temos gente de todas as freguesias e associações e é, por excelência, o local de encontro, na Póvoa”.

Quanto ao programa de animação, Aires Pereira revelou que na primeira noite, 9 de junho, quinta-feira, teremos Zé Amaro, no dia 10 de junho, vamos ter Olavo Bilac e a sua Banda + Aurora. No dia 11, sábado, irão atuar Miguel Gameiro e Pólo Norte. Para além disso, todas academias do concelho vão passar pelo Parque com atuações.

No dia 10 de junho, durante a manhã, será feita a entrega dos prémios dos planos promovidos pelo Município: Plano de Promoção de Atletismo, Plano de Promoção de Ténis de Mesa, Plano de Promoção de BTT e o Inter-Freguesias de Futebol.

Em todas as noites, das 0h00 às 2h00, o Ar de Rock irá garantir animação com DJ’s convidados.

No dia 12 de junho, domingo, irá decorrer, durante a tarde, o Festival de Folclore da Póvoa de Varzim, com grupos folclóricos do concelho, prevendo-se o encerramento de “Os Dias no Parque” por volta das 18h00/ 19h00.

Aires Pereira transmitiu que “esta é a forma que temos de continuar a dar a conhecer aos poveiros o Parque e terem oportunidade de ver a evolução que tem tido. O Parque está completamente diferente sob o ponto de vista da vegetação, da biodiversidade que existe, da fauna, e ainda a área destinada às crianças, que está já a sofrer uma primeira ampliação para a criação de um miniparque temático”.

O Presidente anseia que sejam “três dias de muita animação e encontro entre todos os poveiros neste espaço e que São Pedro colabore connosco”.