A sessão contou com a presença do Presidente da União de Freguesias Aver-o-Mar, Amorim e Terroso, Carlos Maçães, e do Pároco da freguesia, Padre Pedro Amorim.

A intervenção integrou o adro da igreja, perfazendo um total de 6468m2 de área, que carateriza um dos núcleos antigos da freguesia, requalificação das zonas pedonais, infraestruturas e iluminação pública.

O Presidente da Câmara referiu-se à coincidência da comemoração dos 300 anos da Igreja com a inauguração da requalificação. Sobre a intervenção, esclareceu que “não está concluído. Fizemos uma parceria com a Paróquia para a construção do edifício em frente à igreja”.

Aires Pereira transmitiu que “ao longo deste tempo tem sido possível fazer um conjunto de investimentos significativos porque há sintonia entre a Câmara, a Junta de Freguesia e a Paróquia, concluindo que “quando partilhamos os mesmos objetivos, é fácil e conseguem-se fazer coisas magníficas”.

Sobre próximos investimentos, o edil disse que “durante o próximo ano, queria fazer a pavimentação da Rua das Póvoas, uma escapatória muito importante para retirar tráfego desta zona. Esse será o grande investimento que o Município irá fazer aqui de modo a facilitar a vida de todos”.

O autarca agradeceu o espírito de compreensão da população visto que esta intervenção implicou o encerramento da zona durante bastante tempo. Manifestou ainda a disponibilidade da Câmara para colaborar com quem tiver dificuldades na recuperação da fachada das habitações de modo “a termos aqui um espaço digno pois este é o centro cívico da vossa freguesia”.

Carlos Maçães reconheceu que a intervenção do Município criou “uma nova centralidade em Terroso, algo de que nos podemos orgulhar”.

O Presidente da União aproveitou o momento para enumerar os investimentos feitos na freguesia desde 2013, concluindo que “Terroso pode orgulhar-se do trabalho que está feito”.

Assim, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim acaba de concluir a execução da Operação NORTE-05-2316-FEDER-000050 – REQUALIFICAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO DO EIXO IGREJA – CRUZEIRO EM TERROSO, considerada prioritária no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Póvoa de Varzim.

Este projeto, aprovado ao abrigo do Aviso para a apresentação de candidaturas NORTE-16-2016-17 – PLANOS ESTRATÉGICOS DE DESENVOLVIMENTO URBANO: PI 6.5 (6e), visou a requalificação do espaço público do importante eixo central da freguesia de Terroso, que tem como referências a Igreja e o Cruzeiro, criando as condições necessárias para a requalificação das frentes edificadas e para o investimento privado.

O projeto foi financiado pelo Norte 2020 à taxa de 85%, a que corresponde um financiamento FEDER de 440.744,00 €.