A distribuição dos 106 talhões entregues realizou-se no passado sábado, ficando cada um a conhecer o seu espaço, as condições que dispõe e ainda algumas dicas de produção, num seminário dado pela Horpozim – Associação de Horticultores da Póvoa de Varzim.

Aires Pereira, Vice-Presidente e Vereador do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal, revelou que, este novo projeto de incentivo à agricultura sustentável pensado para as famílias poveiras, contou com 112 candidaturas para 106 talhões disponíveis, com cerca de 50 m2 cada. Neste sentido, “A Nossa Horta” não acaba aqui e haverá novo concurso para as pessoas interessadas sendo que ainda existem milhares de metros quadrados de terreno destinado a este projeto, esclareceu o autarca, reconhecendo que para além de ser útil do ponto de vista económico, tem também uma vertente terapêutica.

O Vice-Presidente explicou que o município disponibilizou um conjunto de infraestruturas mínimas para a prática agrícola, sendo que este espaço dispõe de dois pré fabricados para guardar os utensílios dos utilizadores, assim como um sistema de rega e vigilância 24 horas por dia. Pretende-se que as pessoas tenham a vida mais facilitada com estes equipamentos básicos, assegurou Aires Pereira.

Carlos Alberto Lino, Presidente da Horpozim, afirmou que foi com imenso agrado que a Associação de Horticultores abraçou este projeto que considera ser uma mais-valia para todos, estando disponível para dar os esclarecimentos necessários e uma formação inicial.

O Presidente da Horpozim explicou que, nesta altura, dá para fazer qualquer tipo de horticultura nestes terrenos, nomeadamente, cenoura, penca, alface, tomate, feijão-verde, entre outros.

No entanto, alertou para condições meteorológicas adversas, que podem ser minimizadas com materiais e técnicas próprias.

“O meu filho andou na estufa da escola, gosta de trabalhar na terra e decidi concorrer”, explica Valentina Feiteira. É empregada numa padaria e a crise obriga, agora, a maior “ginástica” no orçamento familiar. Quer plantar alface, tomate, couves e “outras coisas do dia-a-dia” e espera, assim baixar a conta do supermercado.

Teresa Figueiredo é técnica de recursos humanos. Quer, sobretudo, “ocupar o tempo livre e relaxar”, mas admite a “ajuda financeira” que dali possa vir.

Há quem já tenha experiência na agricultura, como Carla Gomes, que aos 34 anos também tem, a partir de agora, uma pequena horta, mas, para quem nada sabe, a Horpozim – Associação de Horticultores da Póvoa de Varzim dará uma pequena formação.

No portal municipal, está disponível uma apresentação com informação útil para quem vai dar início à sua produção.