Cada banco público instalado pelo Município da Póvoa de Varzim está devidamente equipado com 2 portas USB, carregador sem fios integrado na tampa de vidro acrílico, sensores de temperatura, humidade e ventiladores, cujo objetivo é arrefecer a superfície do assento nos dias de maior calor.

Estes equipamentos são autossuficientes e alimentados pela energia solar, permitindo o carregamento de todos dispositivos móveis e a consulta sobre o estado da bateria. Para o Presidente da Câmara, “este é um investimento que decorre da nossa estratégia de utilizarmos fontes de energias limpas a nosso favor, de forma inteligente, prática e ambientalmente sustentável”. Segundo Aires Pereira, “vamos fazer da Póvoa de Varzim uma “smart city”, cada vez mais ligada entre si e o mundo”.