As ações contaram com a participação da Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Sílvia Costa.

O primeiro – “Faça você mesmo com detergentes ecológicos” –, dinamizado por técnicos do município, ensinou os formandos a produzir sabão, produtos de limpeza e ambientadores.

Já o segundo – “Redução de Desperdício Têxtil” – promovido pela Branco Chá, mostrou aos formandos como reutilizar peças de vestuário que já não usam, transformando-as em novas peças de roupa ou em utilitários para o dia-dia.

Além destes workshops, haverá outro sobre Redução de Desperdício Alimentar – “Como fazer caldos caseiros”, pela PROANDI, dia 24 de novembro, às 10h30, no Mercado Municipal. Dando resposta ao desafio da redução do desperdício alimentar, com este workshop pretende-se promover a sustentabilidade ambiental e fomentar a Economia Circular da região, dando uma nova utilização (comestível) a desperdícios culinários que provavelmente acabariam no lixo. Os participantes vão ter a oportunidade de cozinhar algumas receitas das quais resultarão desperdícios, que depois serão utilizados para confecionar caldos caseiros, bastante mais ecológicos e económicos que os cubos de caldos industrializados. A participação nesta ação é gratuita mas sujeita a inscrição.

Ainda no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, está patente, de 17 a 25 de novembro, na Biblioteca Diana Bar, a exposição “Prevenção de Resíduos”, com 5 expositores relacionados com a prevenção de resíduos e a importância da separação e redução dos mesmos, para o usufruto comum de um ambiente cada vez mais sustentável.