Passar para o conteúdo principal

Por uma comunidade mais forte e saudável, o Município tem vindo a proceder a constantes intervenções de limpeza e desinfeção no concelho.

Este esforço, que surge no âmbito do Plano de Medidas Preventivas do Município no combate ao Covid-19, consiste na desinfeção diária de contentores, ecopontos e áreas envolventes, assim como desinfeção de áreas propícias a maior movimentação de pessoas, como entradas de super e hipermercados, entradas de farmácias, mercado municipal, áreas de comércio, praças e bancos de jardim, passeios e vias públicas.

A desinfeção segue as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o SARS e o MERS (dois coronavírus da mesma família), onde se recomenda a desinfeção de ambientes com o hipoclorito de sódio, peróxido de hidrogénio ou álcool.

Para auxiliar neste esforço, é fundamental que todos os munícipes tenham mais cuidado no tratamento do lixo doméstico.

Lembramos que os seus resíduos podem estar infetados, contaminando não só a sua família e vizinhos como os trabalhadores do município que fazem a recolha. Por isso, pela sua saúde e de toda a comunidade, respeite rigorosamente estas regras:

Nas residências onde permaneçam pessoas contagiadas com o COVID-19 e/ou pessoas em isolamento por suspeição de contágio os resíduos devem ser colocados num saco de lixo resistente e descartável, evitando que o mesmo fique totalmente cheio (encher somente 2/3 da capacidade do saco); este saco deve ser fechado devidamente e guardado dentro de um outro saco de lixo resistente e descartável; por fim, o saco de lixo doméstico deve ser colocado no contentor do lixo comum mais próximo.

Cuidados a ter com o Lixo

Nos restantes domicílios e estabelecimentos comerciais em funcionamento, proceder da forma habitual, assegurando a separação dos seus resíduos. No entanto, deve depositar as luvas, máscaras e lenços de papel usados no saco de LIXO COMUM, nunca nos contentores amarelos ou azuis.

Os sacos de lixo nunca devem ser deixados no chão, na rua ou encostados aos contentores ou ecopontos. Luvas, máscaras e lenços de papel não devem ser abandonados no chão, e sim fechados em sacos e depositados no lixo comum.

Receba todas as informações, notícias e convites que a Póvoa de Varzim tem para si.