A reunião foi presidida pela Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal e Presidente do CLASPV, Andrea Silva, e contou com a presença de 28 instituições poveiras parceiras da Rede Social, que, em conjunto, debateram a prevenção a curto, médio e longo-prazo do desenvolvimento de perturbações mentais, através de uma monitorização regular da saúde mental das crianças, jovens, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade no concelho.

Esta estratégia municipal informativa, formativa e de promoção de compreensão empática é mais um passo dado por parte do Município, no sentido do cumprimento do seu Plano Estratégico 2020-2030, que no objetivo estratégico n.º1 – Coesão Social – promove a implementação de projetos neste âmbito.

O “Projeto Literacia em Saúde Mental”, resultante de uma parceria entre o Município da Póvoa de Varzim e o Laboratório de Reabilitação Psicossocial da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, iniciou este mês e será desenvolvido nos próximos três anos, dando assim continuidade ao trabalho social de proximidade e em rede feito pelo Município, em plena conformidade com os pilares definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS): saúde, segurança, proteção, direito a participar e conhecimento.