O projeto em questão intitula-se “Inclusion through material culture and holographic projections” e nele estão envolvidos parceiros provenientes de Portugal, Espanha e Itália, constituindo-se um grupo de trabalho composto por 4 museus e 4 escolas, com ensino secundário dos países identificados. Uma característica básica para a seleção das instituições de ensino foi possuírem alunos de diferentes origens étnicas.

O desenrolar do projeto passa pela identificação e estudo das referências culturais das comunidades de origem dos vários alunos, nomeadamente, os hábitos alimentares, o traje, as técnicas tradicionais de trabalho, assim como, os usos e costumes da vida quotidiana. A cada um dos museus cabe, agora, o desenvolvimento de um trabalho de pesquisa sobre as diferentes temáticas, competindo às escolas envolver os estudantes para uma participação ativa, levando-os a uma reflexão sobre os traços culturais da sua própria comunidade e reconhecendo, em simultâneo, as caraterísticas das sociedades de origem dos seus colegas.

O grande propósito deste projeto consiste na fomentação da inclusão social dos diferentes grupos étnicos minoritários. O princípio subjacente é o de que a valorização da identidade cultural das diferentes comunidades suscita o respeito mútuo, facilitando a convivência nas sociedades multiétnicas da atualidade. Como estratégia motivacional está previsto o desenvolvimento de competências tecnológicas, como a modelação e a edição de vídeos em 3D, tendo como produto final a preparação de projeções holográficas sobre os temas trabalhados.

 Visto que o projeto tem a duração de dois anos, o segundo encontro terá lugar na Póvoa de Varzim, nos dias 12 e 13 de maio de 2020.