Apesar das condições climáticas terem contribuído para uma pouca adesão durante o dia de sábado, o mesmo não se verificou no domingo, dia em que várias centenas de pessoas visitaram S. Pedro de Rates, onde a animação do teatro de rua com um presépio ao vivo e representações bíblicas da época do nascimento do menino Jesus animaram a Praça dos Forais.

A Vereadora do Desenvolvimento Local da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Lucinda Delgado, e o Presidente da Junta de Freguesia de Rates, Paulo João Silva, marcaram presença no evento, tendo visitado os cerca de 35 stands de artesanato presentes e assistido a várias ações de animação.

Esta iniciativa, integrada na estratégia de desenvolvimento económico, social e turístico da Vila de Rates, promoveu o comércio local, envolveu a juventude da freguesia e transformou o seu centro histórico num mercado onde o espírito natalício foi o tema dominante.

Veja algumas imagens deste Natal na Praça II.