Organizada pelo M.A.R. Kayaks e pela Federação Portuguesa de Canoagem, com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, a competição conta com a colaboração de um numeroso grupo de voluntários que não quis perder a oportunidade de conhecer por dentro uma prova que vai reunir os melhores do mundo. Secretariado, logística, apoio à equipa de arbitragem, orientação do público, promoção, são apenas alguns dos campos por onde a rede de mais de 20 voluntários se vai distribuir. E alguns vão mesmo pôr mãos à obra dias antes da prova, para que tudo fique perfeito. Os atletas começam já a chegar a partir de segunda-feira e é ainda necessário montar as estruturas nos locais onde decorrem as provas – no Porto de Pesca da Póvoa de Varzim e na Praia da Azurara, em Vila do Conde.

As reuniões de trabalho já começaram e entre os voluntários respira-se confiança. De idades variadas, quase todos de Vila do Conde ou da Póvoa de Varzim, entre o grupo podem encontrar-se praticantes de canoagem ou simplesmente amantes da modalidade. É o caso de Glória Silva, estudante de 28 anos, e de António Daniel, de 25 anos. Ambos naturais da Póvoa mas a viver em Vila do Conde, nunca experimentaram a sensação de andar de kayak ainda que Daniel Silva lhes conheça os segredos como ninguém, ou não tivesse já trabalhado no M.A.R. Cayaks. Estreantes nestas lides, ambos partilham o mesmo entusiasmo pelo Nelo Summer Challenge, ele no despenho das funções de apoio à equipa de arbitragem e armazenamento dos kayaks, ela responsável pelo acolhimento aos atletas e distribuição de material informativo. As expectativas estão em alta e, conta Glória Silva, tal deve-se não só à prova em si “que vai trazer pessoas de diversos países” mas também à organização, pelo “companheirismo”.

A abertura da organização à participação de voluntários é apenas uma das facetas de toda a dinâmica social que envolve o evento. O próprio público, que pode assistir gratuitamente à prova, terá também um sem-número de actividade de animação, organizadas com o apoio de patrocinadores do evento. Passeios de segway, uma competição de ergómetros (simulador de kayak), que permitirá aos participantes experimentar a sensação de “conduzir” um kayak ainda que sem sair de terra firme, actividades radicais e insufláveis para crianças são alguns exemplos. E para quem se vir impossibilitado de acompanhar a prova no local, pode sempre ligar-se à página oficial da prova, onde toda a competição será transmitida em live streaming.

O Nelo Summer Challenge compreende a realização de duas provas – uma no dia 27 entre o Porto de Pesca da Póvoa e a Praia da Azurara, outra no dia 28 apenas na Praia da Azurara. Mais de uma centena de atletas vão participar, numa contagem que não está ainda encerrada – as inscrições terminam amanhã, 20 de Agosto.

Para saber mais sobre este evento, visite o portal municipal.