O surf ski é uma modalidade que se assemelha à canoagem mas que utiliza embarcações mais longas, leves e estreitas, indicadas para a competição em mar aberto.

Os interessados devem fazer a sua inscrição através do endereço http://summerchallenge.nelo.eu, tendo a possibilidade de participar numa ou em ambas as provas e ainda de alugar os skis junto da organização, mediante a ordem de inscrição. A primeira decorre a 27 de Agosto e compreende um trajecto de cerca de dez quilómetros em mar aberto e tem início no Porto de Pesca da Póvoa de Varzim com uma meta volante no Farol do próprio Porto de Pesca. Os atletas terão de remar dois quilómetros para Noroeste, virando depois a sul. Beneficiando do vento e ondulação irão dirigir-se até à Praia de Azurara em Vila do Conde onde a meta estará instalada na areia, pelo que os participantes terão que completar ainda um sprint de 50 metros. Neste percurso os atletas podem competir em todos os tipos de caiaque.

A segunda etapa tem lugar a 28 de Agosto, na Praia da Azurara e consistirá num sprint de 400 metros em que os participantes irão circular em torno de uma bóia e regressar à praia. A distância total percorrida será de 800 metros. Neste percurso os participantes só podem competir com os caiaques Nelo Sky.

A prova está aberta à participação de pessoas entre os 16 e os 65 anos e, entre os cerca de 100 atletas já inscritos, encontram-se desde Campeões Olímpicos a amadores inexperientes. Esta é aliás uma das características mais aliciantes deste evento, já que a transversalidade dos participantes cria uma atmosfera de convívio e Fair Play que motiva tanto o atleta mais experiente como o simples curioso.

Seja ou não experiente, o Prize Money é um objectivo pelo qual todos podem lutar, já que para os atletas masculinos serão atribuídos prémios monetários até ao 10º lugar e para atletas femininas até ao 3º lugar. Para atletas juniores e veteranos o Prize Money inclui a distribuição de equipamentos ligados a modalidades aquáticas.

O Nelo Summer Challenge – ICF SurfWorld Cup 2010 constitui uma das etapas da Taça de Portugal e do Circuito Mundial de Ski. É organizado pela M.A.R. Kayaks e Federação Portuguesa de Canoagem, em associação com a Federação Internacional de Canoagem (ICF), o Nelo Summer Challenge conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. É patrocinado pelo Banco Espírito Santo, pela Corticeira Amorim e pela Schenker, contando ainda com o apoio do Casino da Póvoa, da Elpo Hoteis, da Azurara Beach Party e da Dansprint.

Para saber mais sobre o Nelo Summer Challenge visite o portal municipal