A abertura do concurso público para a remodelação daquele edifício, no valor de um milhão de euros, foi aprovada ontem em reunião de Câmara.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa Varzim, Aires Pereira, afirmou que a Central terá um papel fundamental na “redefinição da rede de transportes públicos que está a ser preparada pelo município”.

Esta mudança prende-se a um projeto mais amplo no que concerne o serviço da rede de transportes: “somos, todos os dias, quase atropelados por autocarros de 15 metros que transportam 10 ou 15 pessoas e que não se adequam às necessidades nem da população e nem das nossas vias. Por isso, em articulação com o concelho de Vila do Conde, iremos reestruturar a rede de transportes urbanos”.

E desta “nova” Central de Camionagem poderá ir de bicicleta até à Avenida dos Banhos (com ligação às escolas secundárias passando pela Avenida Santos Graça). O Executivo aprovou a abertura do concurso para a construção da ciclovia que irá estar terminada no próximo ano.

Mas esta não será a única ciclovia da Póvoa de Varzim. Foi ontem aprovada a abertura do concurso para a obra de requalificação da antiga linha de comboio que liga o nosso concelho a Famalicão e que, com a parceria entre as duas cidades, será transformada numa ciclovia com iluminação e pavimentação comuns e com as antigas estações totalmente recuperadas. Até ao final do próximo ano a obra, um investimento de 2,5 milhões de euros, ficará concluída.