Este ano o país anfitrião foi Malta, onde fica Zabbar que, conjuntamente com as cidades de Montgeron e Eschborn, forma o grupo das cidades amigas da Póvoa de Varzim. O Encontro reuniu, então, jovens das quatro cidades, ou não fosse o seu objectivo promover o intercâmbio cultural.

Os últimos dias foram passados com um misto de saudade, já que a partida se aproximava a passos largos, e de excitação face às novas actividades que estavam ainda por realizar. Assim, os participantes visitaram Valletta, capital de Malta, no sábado, e Imdina, a antiga capital, no domingo. Esta é uma cidade medieval que se destaca pela sua qualidade e imponência monumental. São já visíveis os benefícios da adesão de Malta à União Europeia em 2004, quer no que respeita aos investimentos que são feitos, quer no que respeita às intervenções realizadas a nível do seu património. Logo à entrada da cidade, os visitantes puderam admirar o Palácio Manuel de Vilhena, nome de um Grão-Mestre português, que é agora o Museu Nacional de História de Malta, edifício totalmente recuperado em 2002 com a ajuda dos fundos da Fundação Calouste Gulbenkian.

O último dia do Encontro Internacional de Jovens continuou com um almoço com os representantes oficiais das várias cidades, a que se seguiu um momento simbólico: a plantação de quatro árvores no Colégio de La Salle, símbolo de uma amizade que, se espera, irá perdurar no tempo. À noite decorreu, talvez, um dos momentos mais emocionantes de todo o Encontro, com o visionamento, em slide show, das fotografias mais significativas de todo o evento. Seguiu-se a festa final, ao ar livre, com os termómetros a apontar para os 36º, animada pela presença de um DJ convidado, DJ Black.

Organizado pela Associação de Amizade Póvoa de Varzim/Cidades Geminadas, com o apoio da autarquia poveira e da União Europeia, o Encontro Internacional de Jovens teve início a 14 de Julho. Entre os momentos que, certamente, todos vão recordar, contam-se as idas à praia, os momentos divertidos na prática da canoagem, as oficinas de trabalho, os jogos, a noite cultural ou a visita a Gozo, entre muitos outros, e que pode “ler” no portal municipal.  

No entanto, para alguns, o Encontro Internacional de Jovens não termina já. As amizades que nasceram certamente serão mantidas e o reencontro ficou marcado para 2010, em França, país que vai receber a próxima edição deste evento. Entretanto, podem sempre recordar Malta através das imagens disponíveis no portal municipal.

 praia

Testemunhos

Entre os participantes poveiros o balanço do Encontro Internacional de Jovens é positivo. No geral, ficam as memórias do contacto com jovens de outras culturas, os locais visitados, os momentos de diversão, a amabilidade dos malteses. Leia os testemunhos.

 

Sofia

“A minha estadia em Malta revelou-se uma experiência gratificante apesar das condições deste pequeno país não serem as melhores. É evidente que a falta de água potável e o calor extremo não propiciam, de modo algum, uma vida de qualidade para os habitantes. No entanto, Malta é um país lindíssimo e realmente fascinante para qualquer turista.

Pedro

“O intercâmbio em Malta mostrou-se uma enorme e interessante viagem com o objectivo conseguido de crescer enquanto pessoa e cidadão começando por contactar com diferentes culturas, costumes e opiniões e opções de vida diferentes da minha. Além disso reparei que Malta é um país com pessoas agradáveis e de fácil conversação e que o país é muito virado para o turismo. Adorei as experiências, as lindíssimas praias, embora muitas delas sem areia. Registei as dificuldades que a população enfrenta, exemplo disso, a falta de água, as estradas em más condições, entre outras necessidades”.

Rui

“Este foi o meu primeiro International Youth Summer Camp (IYSC), que adorei, tendo em conta o nosso grupo e todos os outros. Tenho de agradecer também a ajuda dos animadores que nos auxiliaram sempre que precisei. Não conheci Malta por completo, mas fiquei muito mais rico depois do contacto com três culturas muito diferentes da nossa, aliás, um dos principais objectivos deste intercâmbio. A temperatura e as estradas não ajudaram nada. Repetirei sempre que puder estes contactos com outros, e continuarei a falar com todos os participantes”.

Raquel

“Esta é a terceira e ultima vez que eu participo neste IYSC. Este ano vivi experiências inovadoras, desde as actividades às pessoas que conheci. Tive a possibilidade de visitar vários lugares na ilha de Malta e de Gozo, apesar de achar que se tivéssemos cá mais tempo a experiência pudesse ser ainda melhor.

O clima foi a parte que mais me surpreendeu (as temperaturas podiam ser superiores a 40ºC). Receberam-nos com muita amabilidade e tivemos boas condições. Agora gostava apenas de agradecer a todas as pessoas que nos deram apoio neste IYSC Malta 2009. Muito obrigada”.

Rafaela Miranda

“Antes de partir para Malta estava com a mesma sensação como quando parti para a Alemanha, no ano passado. Ou seja, estava numa tremenda excitação e ansiedade. Isto porque, para mim, IYSC significa diversão e novidade mas, acima de tudo (e cada vez me convenço mais disto), é sinónimo de aprendizagem. Digo isto pela simples razão de que vou sempre aprendendo mais e mais – vou aprendendo com os outros, com as actividades que nos proporcionam, com os meus colegas e monitores e até, com os meus erros. Recomendo esta experiência a todos os jovens, porque vale sempre a pena… As saudades dos familiares no início revelam-se difíceis mas, no final acabamos sempre por ter saudades dos participantes e daqueles 15 dias. Tenho pena que só possa ficar mais um ano com o grupo português pois, reconheço que é um dos grupos mais participativos, dinâmicos e intervenientes de todos. Finalmente, quero agradecer aos monitores portugueses que mantiveram o grupo unido em todos os momentos. E como diz o Chico: “A experiência não é aquilo que nos acontece, é aquilo que fazemos com ela”, por isso espero aproveitar muito bem e aplicar à prática tudo que cá e convosco aprendi. Obrigada! “

Tiago

“Esta é a primeira vez que participo no IYSC e devo dizer que a experiência foi extraordinária. Adorei as águas mornas das praias maltesas, a simpatia dos meus colegas, o sorriso sempre presente dos animadores e o grande contraste que pude viver entre o meu país e Malta. Levo para casa muitas imagens que marcaram, de paisagens, momentos e experiências que me acompanharão para sempre na minha vida. A todos os que participaram neste intercâmbio, um muito obrigado pelos fantástico 15 dias que vivi!”

Catarina

“Esta foi a minha primeira vez no IYSC, adorei. Também adorei conhecer Malta, é lindo. Foi uma experiência única e boa na minha vida. Ao fim de 14 dias em Malta, vou para Portugal contente pelas coisas que fiz, pelas pessoas que conheci e pelas experiências novas que aprendi. Gostei muito de ter ido com o grupo português, são todos fantásticos e ajudam em tudo que e preciso. Espero para o ano poder ir outra vez ao IYSC que se vai realizar em França e muito obrigada a todos por me aturarem.”

 Ana

“Esta é a 2ª vez que participo no IYSC, e devo dizer que as experiências foram diferentes mas fantásticas. Adorei conhecer Malta, tem paisagens lindíssimas, praias espectaculares, e altas temperaturas e a água do mar é muito boa. No nosso grupo toda a gente se dá super bem, estão sempre com um sorriso na cara e prontos para ajudar seja qual for o problema. Adorei conhecer toda a gente, pois são todos fantásticos e muito divertidos e espero vê-los a todos outra vez para o ano. Quero agradecer aos animadores portugueses que nos mantiveram sempre juntos, e que tiveram muita paciência para nos aturar. Obrigada!”

João

“Este é o meu segundo IYSC e ambos foram totalmente diferentes e ambos fantásticos. Malta é um país completamente diferente de Portugal, bem mais pequeno, com um clima mais quente, praias paradisíacas e com costumes e tradições bem diferentes das nossas. Todos os grupos deste ano eram muito divertidos e activos e adorei conhece-los a todos, pois fiquei uma pessoa mais rica e mais dinâmica, pois a convivência com todas estas culturas durante estes 15 dias mudam uma pessoa para toda a viva. Quero agradecer a organização pelo trabalho maravilhoso que fizeram e aos animadores, especialmente aos portugueses (Chico e Manela) pelo apoio e paciência que nos deram ao longo deste Summer Camp. Obrigado.”