O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esteve presente nesta cerimónia e afirmou que “é através do trabalho de pessoas como as que aqui estão presentes que a cidade fica enaltecida”. Segundo o autarca, as cidades competem muito entre si e a Confraria dos Sabores Poveiros distingue o concelho e as suas características. “Em 2017, dez milhões de pessoas aterraram no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e, na Póvoa de Varzim, foram vendidas 250 mil dormidas. Para um concelho com 60 mil habitantes este é um número extraordinário”.

Aires Pereira anunciou que, no início do mês de outubro, estavam inscritas 2200 pessoas no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) quando, em 2013, início do seu primeiro mandato como Presidente da Câmara Municipal, estavam inscritas 5000 pessoas. A redução deste número orgulha o autarca pelo trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos últimos anos: “o turismo é uma galinha de ovos de ouro mas que não dá ovos o ano inteiro. Nos meses de época baixa a Câmara Municipal organiza eventos culturais e desportivos que façam as pessoas querer vir à Póvoa de Varzim.

E o investimento no turismo irá continuar em 2018. O Presidente da Câmara falou sobre o centro de formação que irá ser instalado na antiga Fábrica A Poveira e que estará ligado essencialmente ao mar e com espaços onde os formandos possam dar os primeiros passos nos seus negócios.

A Marina em frente ao Casino também irá sofrer uma grande transformação e todos os armazéns que lá existem vão ser modificados em áreas de restauração.

E, depois, Aires Pereira afirmou que não foge a polémicas e que sabe que a Loja Interativa não é consensual. Mas, independentemente do local escolhido (junto à estátua do Cego do Maio), a Loja Interativa será uma mais-valia para a economia do concelho. Iremos divulgar o que é único na Póvoa de Varzim, como é o caso da gastronomia. A Loja Interativa irá abrir ao público no início de 2018.

Várias confrarias de outras regiões do país estiveram presentes nesta Cerimónia de Insigniação que, depois de admitir os novos confrades, desfilou até ao Monumento às Peixeiras e um almoço no restaurante All Got, em Balasar.