Rita Nova transmitiu que Toni é “um livro feito à mão, para ser sentido, literalmente. Mais do que um conto, é uma experiência e vale por isso”.

Toni é uma canção de ida e de vinda que ouvi pelos olhos vezes demais. Nesta terra em que o vento se cola à pele e os beijos sabem a sal toda a gente conhece o Toni. Ou vários. Ou é o próprio.

Um Livro de Autor que comemora a manufatura e que nos convida a mergulhar numa realidade e simbologia local através de diferentes texturas, folhas e padrões.

Ungulani Ba Ka Khosa apresentou os seus dois últimos livros: Choriro e Entre as Memórias Silenciadas, sobre o encontro de culturas e a história contemporânea de Moçambique, respectivamente.

Choriro, choro em língua local, narra um momento muito especial da História de Moçambique, marcado por uma série de mudanças sociais registadas por volta do século XIX no Vale do rio Zambeze. Um romance histórico com cenas de misturas de brancos e negros, mulatos e negros, tráfico de sexo de meninas negras virgens e histórias sobre um passado ainda recente sobre o comércio de escravos, são alguns dos temas presentes na obra.

Entre as Memórias Silenciadas, retrata um místico de recordações, desde os tempos idos até aos actuais com principal enfoque para os campos de reeducação, estabelecidos após a independência do país, em 1975. Um livro que revela os desencontros de uma geração que já não se exalta com os feitos de uma revolução e que não consegue renovar o seu discurso.

Uma obra onde a orquestra denominada “Ngodo”, em língua Chope, (etnia que cobre parte sul de Moçambique), comporta em geral onze andamentos distribuídos em Mutsitso (introdução orquestral), o Mutsitso com duas ou três introduções, Ngweniso (entrada dos dançarinos), Ndano (chamada dos dançarinos), Doinya (dança), Chibudo (dança), Mzeno (dança), Nsumeto (preparação para os conselheiros), Mabandhla (os conselheiros), Njiriri (final dos dançarinos) e Mutsitso (final orquestral).

Um livro que mereceu a distinção da IV Edição do Prémio BCI Literatura 2013.

Acompanhe a par e passo o 15º Correntes d’Escritas, no portal municipal.