O valor deste equipamento ronda os 130 mil euros e a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim vai assumir 50% deste custo. Para o restante, o CHPV/VC conta com o contributo de todos, sendo que a Liga dos Amigos do Hospital já criou uma conta para a recolha de donativos (IBAN PT 50003501150000232693059/ NIB 003501150000232693059). Em representação da Liga, Isabel Costa apelou ao contributo de todos.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, transmitiu que “tendo em conta aquilo que foi apresentado, e com a casuística que já existe desde 2012 ninguém deixaria de ficar convencido, mas nem precisei disto para me convencer pois fiquei logo persuadido quando me abordaram para perceber a disponibilidade do Município para entrar num processo destes”.

O edil explicou “o envolvimento do Município nesta causa será semelhante ao procedimento que tem com as associações do concelho para a aquisição de diverso tipo de equipamentos, ou seja, vai comparticipar em 50% o valor do aparelho”.

O Presidente da Câmara salientou a importância do envolvimento da sociedade poveira, da Liga dos Amigos do Hospital enquanto associação com um papel de abertura à sociedade e de mobilizar as pessoas para que consigamos ajudar a aquisição de um equipamento tão específico quanto este e que constituiria para o Centro Hospitalar uma mais valia, uma diferenciação sob o ponto de vista da capacidade do hospital para servir a região, ou seja, é fazer aquilo que temos definido no sentido de passarmos a ter um Centro Hospitalar de excelência no concelho da Póvoa de Varzim.

Inês Pereira, do Serviço de Imagiologia do Hospital de Santarém, falou da sua experiência enquanto pioneira na utilização da mamografia de contraste, desde 2012.

Com mais de mil exames de mamografia de contraste realizados, Inês Pereira não tem dúvidas das vantagens deste aparelho fundamental para um diagnóstico precoce, mais rápido, mais eficaz e com menos custos.

A mamografia de contraste é uma aplicação recente possível com a mamografia digital direta, que utiliza contraste iodado endovenoso tendo como princípio a neovascularização induzida no cancro da mama, permitindo obter informação morfológica e funcional. Na mamografia espectral de contraste realiza-se uma aquisição simultânea com alta e baixa energia para cada incidência após administração de contraste iodado endovenoso. É depois feita uma imagem recombinada em que são realçadas as áreas que captam contraste. As potenciais aplicações desta técnica são o esclarecimento de lesões equívocas na mamografia, a deteção de lesões em mamas densas, a avaliação da extensão das lesões e da recorrência tumoral, podendo ter um papel determinante em doentes que não podem realizar ressonância magnética.

Manuel António Fernandes, Diretor de Serviço de Radiologia do CHPV/VC, revelou tratar-se de um aparelho fundamental para o nosso hospital para a deteção do cancro da mama em qualquer idade, alertando que “o cancro da mama mata mesmo”. Com a aquisição deste equipamento, “iremos fazer um centro que pode projetar a Póvoa até a nível nacional”.

O Presidente do Conselho de Administração do Hospital, José Gaspar Pais, reconheceu tratar-se de um aparelho que faz falta, que traz utilidade, mas que o CHPV/VC não tem verba para adquirir. Daí, ter surgido esta iniciativa para ver se a sociedade civil percebe a importância do equipamento e dá o seu contributo.

José Gaspar Pais fez questão de agradecer, em primeiro lugar, à Câmara Municipal, na pessoa do seu Presidente, por tudo o que tem feito pelo Centro Hospitalar, e depois ao Manuel António Fernandes, Diretor de Serviço de Radiologia do CHPV/VC, e à Isabel Costa, da Liga dos Amigos do Hospital, pela pro-atividade e forma espontânea e dedicada com que se prontificaram a colaborar nesta causa. Agradeceu ainda a Inês Pereira do Serviço de Imagiologia do Hospital de Santarém que se deslocou à nossa cidade para dar a conhecer a mamografia de contrate.