450 quilos de sardinha, 120 de arroz, azeite, sal, cebola, alho, pimento, tomate, especiarias, uma panela com 567 quilos e dois metros de diâmetro renderam 1027 quilos de arroz e garantiram que a Póvoa de Varzim e um dos seus pratos tradicionais do século passado entrassem no livro mais famoso de recordes.

Ontem, um ano decorrido, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, reuniu-se com a Confraria dos Sabores Poveiros, entidade organizadora do evento. O encontro aconteceu na Escola dos Serviços, dado que os militares foram essenciais na conquista do maior arroz de sardinhas do mundo, confecionado ao vivo na Praça do Almada e distribuído por mais de duas mil pessoas.

A ideia, explicou a presidente da Confraria dos Sabores Poveiros, Lucinda Amorim, é que este prato, outrora típico da Póvoa de Varzim, volte, passada a pandemia, à ementa dos restaurantes da cidade.