No programa, uma sessão de leitura orientada com a presença de Manuela Monteiro, uma professora aposentada que encontrou na escrita uma forma de manter o contacto com o mundo escolar. Autora do livro A Montanha da Lua e com A Flor da Felicidade já a caminho da publicação, Manuela Monteiro explicou que, como por magia, os animais aparecem sempre nos seus livros, revelando-se como elementos importantes para o desenrolar da história. “Não sei se tenho alguma história em que não apareçam animais” afirmou. Foi a essa conclusão que a jovem audiência chegou, depois de ouvir a autora ler A Flor da Felicidade, que conta a história de João, um rapaz que, para colher a Flor da Felicidade e curar a sua grande amiga Rosalinda da doença da tristeza, precisou da ajuda dos animais para ultrapassar um sem número de obstáculos.

Para completar a lição Maria Adriana Alves, representante da Delegação Norte da LPDA teve uma pequena conversa com os alunos para que todos chegassem à mesma conclusão: “O Mundo é de todos e temos que saber viver respeitando-nos uns aos outros” sublinhou a defensora dos Direitos do Animal, afirmação que obteve acordo imediato por parte das crianças.

A finalizar a sessão, foi apresentado um vídeo com conselhos para proteger quer os animais domésticos, quer os de quinta, quer os selvagens e ainda foi distribuída a Declaração Universal dos Direitos dos Animais.

“Saber ser melhor é saber respeitar e ser amigo. Vamos ser sempre amigos dos animais”. Um pedido feito por Maria Adriana Alves aos alunos mas que se aplicam a todos nós.

Concurso Literário pela Defesa dos Animais