O palco do Cine-Teatro Garrett viu desfilar o orgulho de quem se desafiou para obter grandes títulos, nos últimos dois anos, levando sempre na bagagem a bandeira da Póvoa de Varzim.

Uma das homenagens mais aguardadas foi a de Rui Costa, campeão do mundo de estrada (Ciclismo), que recebeu a medalha reconhecimento poveiro grau Prata, atribuída no Dia da Cidade, a 16 de junho. Só agora o atleta de Aguçadoura conseguiu tempo por entre as muitas competições em que está envolvido para receber o galardão.

Rui Costa estava muito orgulhoso e considerou que “é sempre bom sermos reconhecidos pelo nosso trabalho, é fundamental para nós este tipo de reconhecimento. Só tenho a agradecer à Câmara da Póvoa este apoio e este reconhecimento que me tem dado, que dá alento para continuar em frente”.

É um galardão que ajuda sempre os atletas “a lutar mais no dia a dia”, afirmou Rui Costa, “por isso, é que quando treino ou quando me empenho naquilo que mais gosto de fazer entrego-me sempre ao máximo e este tipo de iniciativas acaba por ser uma força extra para os nossos treinos. O que é sempre positivo”.

O campeão do mundo reconhece que as pessoas da Póvoa são de “muito trabalho e de muito empenho, é uma terra de agricultores e de pescadores, com muita força, muita energia, por isso eu saio aos meus, sem dúvida!”

Vitalie Certan, do CKA (Centro de Karaté Aguçadourense) e da Seleção Nacional de Karaté, admitiu que começou a gostar de Karaté influenciado pelos filmes e que adorava o ator Jacki Chan: “Venho da Moldávia e lá gostam muito de desportos de luta. Com os meus primos, em criança, sempre brinquei às lutas e depois comecei a praticar artes marciais. Entretanto, decidi experimentar o Karaté e gostei muito, apaixonei-me mesmo”.

Numa altura em que já é “mais português do que moldavo”, Vitalie diz que se sente “completamente em casa” e que “é um sortudo por viver aqui na Póvoa de Varzim, que apoia muito mais os atletas do que outras câmaras municipais”.

O treinador do CKA, Vítor Poças, considerou que o “resultado final” de tanto trabalho e tanto empenho sabe muito bem, tal como a “distinção” – “é ótimo”.

Vítor Poças agradeceu a colaboração dos pais para que os filhos façam desporto, porque “desporto é educação”. Quanto à gala de Desporto, considera que a sua realização “faz muito sentido”, pois a “Póvoa de Varzim é uma cidade com muitos campeões”.

Da União Poveira de Karaté, o treinador Fernando Miranda considerou que esta gala tem “o feito fantástico de ser um fator muito motivante para todos os atletas de qualquer modalidade. É um agradecimento pelo empenho deles, sendo que ser galardoado pelo município deixa qualquer atleta feliz e motivado para a próxima época desportiva”.

Ricardo Pires, Campeão Europeu de 400m livres de Piscina Curta (25 metros), mostrou-se muito “feliz” por se encontrar em plano de distinção na gala de desporto da sua terra e referiu que “é muito positivo para os atletas ter este tipo de incentivos”.

O capitão da equipa sénior de Hóquei em Patins do Clube Desportivo da Póvoa (CDP) é ‘poveiro de gema’ e sentiu profundamente este gesto de reconhecimento da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Ruben Fangueiro lembra que sente “orgulho” de ter contribuído para o “feito histórico no CDP de chegar pela primeira vez à 1ª Divisão com a equipa de Hóquei em Patins”.

E ser reconhecido pela autarquia, sendo poveiro, teve ainda outro valor, por isso, Ruben Fangueiro espera que “a gala prossiga por muitos anos”.

Outro capitão de equipa filho da terra é Bruno Loureiro, capitão dos seniores de polo aquático do Clube Naval Povoense (CNP), que também encontra valor no facto de a Câmara apoiar o desporto da nossa cidade, e de resto, sublinhou, “na parte que me toca, o apoio da autarquia ao polo aquático do CNP, que já vem desde o início da secção”. Bruno Loureiro é claro: “Prezo muito este evento”. E justifica: “o desporto é muito importante para as gerações futuras e esta é uma forma de premiar o sucesso dos nossos atletas”.

Bruno Torres, jogador de Futebol de Praia do SC Braga e da Seleção Nacional, afirma que para “dedicar a vida ao desporto é preciso ter muita paixão”, pelo que não podia estar mais orgulhoso de ter “este reconhecimento por parte da Câmara Municipal, falo por mim e pelos meus colegas, sendo um orgulho que nos enche de vontade para continuar a fazer mais e melhor em nome da Póvoa”.

Para este poveiro que já levou a bandeira da Póvoa de Varzim a vários países, a modalidade “tem futuro, tendo em conta que a Póvoa de Varzim tem boas condições para o futebol de praia e é expetável que haja mais jovens para continuar o nosso trajeto”.

O nadador poveiro, campeão nacional Master “A”, vê a gala de desporto do município poveiro como um importante “evento para homenagear todos os nossos atletas e, felizmente, na nossa cidade temos muitos”. Neste evento, fica valorizado “todo o valor que todos nós temos” e, frisou Adriano Niz, “é um orgulho o Presidente da Câmara e todos os poveiros verem que a nossa pequena cidade tem tanto valor em termos desportivos e noutras áreas também”.

A Póvoa de Varzim é “uma cidade pequenina, mas com uma força desportiva e um ecletismo muito grandes: temos diversas modalidades, campeões do mundo, atletas olímpicos em diversas áreas. Isso mostra aquilo que somos, uma cidade virada para o desporto, que gosta de cuidar das pessoas e da sua saúde”, afirmou Adriano Niz.

Cláudia Domingues, diretora da Academia Artedança, representou em palco as suas bailarinas com um enorme orgulho, revelando que o momento de glória e de pisar o palco do Teatro Garrett “é fruto de uma grande entrega, dedicação e paixão. Há por detrás um trabalho árduo. Toda a entrega e dedicação têm o apoio incondicional dos pais e o seu investimento na educação dos filhos é fundamental. A dança é educação, a dança é cultura”.

Joana Rios, da Academia Gimnoarte, também foi porta-voz das suas alunas em palco e fez questão de aplaudir e chamar ao palco a sua mãe, a Professora Odete Rios, fundadora da Academia Gimnoarte, há 29 anos na Póvoa de Varzim. Joana definiu Odete Rios como a “mãe da dança na Póvoa de Varzim” e aproveitou ainda para salientar que os resultados conseguidos com estas atletas não foram imediatos, pois a maior parte delas está na academia desde os três anos de idade. “São anos de trabalho e de muita preparação, para os quais temos sempre contado com o apoio incondicional dos pais destas alunas, sem eles não teríamos conseguido estar presentes nalgumas das competições internacionais”, declarou Joana Rios.

A Prof. Odete Rios ficou sensibilizada com o gesto da filha e mostrou-se grata pelo valor que estão a dar ao “trabalho que temos desenvolvido na academia, que se torna agora mais visível e reflete-se nas medalhadas em campeonatos do mundo com medalhas de ouro, prata e bronze. Enchemos o palco”.

Para a fundadora da Gimnoarte e da Nós da Dança a gala do desporto “é uma excelente ideia e a dança aqui não está a mais, embora seja uma vertente desportiva mais artística, pois não é nada que se meça como o salto em comprimento ou os golos à baliza. A dança mexe mais com sentimentos, com a emoção da entrega no momento e a interpretação é irrepetível”.

Para o próximo ano, haverá novas emoções com mais atletas a serem distinguidos numa gala que decorrerá no Pavilhão Municipal.