Sendo todas as opiniões pessoais ou coletivas merecedoras do seu respeito e tolerância, Afonso Pinhão Ferreira esclarece que sempre pugnou “pela liberdade associativa e individual”. Deste modo, o Presidente da Assembleia Municipal sublinha que, a par de todos os “Deputados eleitos livremente pelos poveiros”, votou “livre, refletida e afirmativamente” pela “transformação da Praça de Touros da Póvoa de Varzim no Empreendimento Arena”.

Afonso Pinhão Ferreira recusa que “a votação de uma Assembleia Municipal, deliberando por significativa maioria ratificar a decisão Camarária” possa atentar contra a liberdade dos poveiros, pelo que considera a missiva recebida um documento “ofensivo”, que sugere que “quase a plenitude do plebiscito a que presido, com a exceção de dez, sejam incapazes de decidir refletidamente”.

O Presidente da Assembleia Municipal conclui ressalvando que não considera que “o Património Municipal fique afetado artisticamente com a demolição da Praça de Touros, dado tratar-se de um edifício igual a tantos outros existentes no país em localidades onde as touradas foram de facto referência”. Por seu lado, “o projeto do novo empreendimento salvaguarda arquitetonicamente a referência identitária da Praça de Touros da Póvoa de Varzim”.

Aceda à análise completa do conteúdo discursivo do documento, por parte do Presidente da Assembleia Municipal:

OFÍCIO