O Peneireiro de dorso malhado – Falco tinnunculus – é uma pequena ave de rapina da família dos falcões, cuja distinção, entre macho e fêmea é facilitada pela diferença entre o aspecto e cor da plumagem.
Esta história, de solidariedade e sobrevivência, tem o seu epílogo em plena época natalícia, altura em que celebramos, precisamente, a vida. O Peneireiro, ave rara, foi resgatado por um cidadão que, deparando-se com o animal atordoado e a arrastar-se pelo chão decidiu, de forma sensata, levá-lo ao Museu Municipal. Imediatamente foi feito um contacto com as entidades competentes e o Peneireiro, bem acondicionado, foi levado para o Parque Biológico de Gaia para recuperação. Agora, plenamente restabelecido e adestrado para ser capaz de voar e caçar sozinho, vai ser libertado no Parque da Cidade para retornar à Natureza a que pertence.
Assim, o município tem o prazer de convidar os cidadãos a assistir a um momento tão importante para o nosso ecossistema bem como testemunhar um acto de comunhão entre o Homem e a Natureza, o renascimento do Peneireiro da Póvoa de Varzim. Na mesma ocasião, haverá lugar para um posterior passeio junto do lago do Parque da Cidade, acompanhado por crianças convidadas para o evento e pelo Arqueólogo Municipal, que identificará as aves existentes para que melhor se possa entender e conhecer a vida animal que nos envolve.