O investimento, superior a 7 milhões e 400 mil euros, permitirá construir, não só a rede de saneamento, como a rede de escoamento de águas pluviais e recuperar o piso de estradas e passeios nas três freguesias, após a intervenção. Esta obra será em tudo semelhante à que se iniciou em Outubro de 2003, e ficou concluída em Julho deste ano, e que dotou Argivai, Beiriz e Amorim (sul) de saneamento básico. No total, foram instalados, nestas freguesias, mais de 80 quilómetros de canalizações para águas residuais e pluviais e, no que toca ao aspecto mais visível, foram reconstruídas inúmeras ruas e passeios, que melhoraram, consideravelmente a estética dos locais intervencionados. Tudo isto implicou um investimento de mais de cinco milhões de euros.

saneamento 01

A construção de redes de saneamento é sempre das obras mais complicadas de realizar, uma vez que obriga a grandes investimentos, causa grandes transtornos às populações, que raramente percebem a importância deste tipo de infra-estruturas, e o seu resultado final não tem qualquer visibilidade, excepto a nível da repavimentação. Apesar das dificuldades, a Câmara Municipal tem realizado grandes investimentos nesta área, que tem sido, de resto, nos últimos anos, considerada como uma prioridade, uma vez que seria impossível planear a evolução de um concelho descurando questões tão importantes como o saneamento básico, ligado directamente à qualidade de vida das populações e à defesa do meio ambiente.
 Trata-se, pois, de melhorar as condições actuais e de garantir um futuro de qualidade. É por este motivo que, há vários anos que a Câmara Municipal defende como prioritário o objectivo de levar o saneamento básico a todo o concelho. E as obras têm vindo a ser feitas, primeiro em Aguçadoura, onde no ano 2000 se começou a construir esta infra-estrutura. Argivai, Beiriz e a parte sul de Amorim foram as freguesias que se seguiram. Antes do fim deste ano avança-se, então, para Terroso, Navais e para a parte norte de Amorim e, com a conclusão desta obra, 90 por cento da população poveira ficará servida de saneamento básico.