O Presidente da Câmara Municipal esclareceu tratar-se de “uma empreitada que vai substituir a escola antiga. Vai realizar-se na E.B. 2/3 de Rates e será adjudicada à empresa Construções Refoiense, Lda., pelo valor 634 mil euros, para ter início no próximo ano”.

Aires Pereira explicou que “a escola vai ser feita no atual parque de jogos. Iremos fazer um novo parque de estacionamento na frente da escola. Irá, naturalmente, criar algum condicionamento mas não impedirá o normal funcionamento da escola”.

Foi ainda apresentado ao executivo um pedido para a transmissão da posição contratual do Parque Subterrâneo da Avenida Mousinho. Aires Pereira transmitiu que “foi um processo que a Câmara adjudicou à Monte Adriano. Entretanto, depois da situação em que a empresa entrou, está agora no grupo Elevolution, que gere um conjunto de ativos de empresas da área da construção que entraram em situação financeira complicada. Este grupo propôs a passagem do contrato para outro grupo empresarial. Entendemos que há aspetos a serem corrigidos e explicados e, portanto, a Câmara não tomou qualquer posição sobre este assunto”.

Sobre este assunto, o edil revelou que “preocupa-nos a robustez financeira da empresa para a qual venham a propor o trespasse e que não caia no universo de nenhuma das empresas que já exploram parques de estacionamento na Póvoa de Varzim. Não iremos permitir que haja um monopólio do estacionamento”.

O executivo aprovou a atribuição de um subsídio para a recuperação da Igreja Matriz de Amorim no montante de 25 mil euros.

Também foi autorizada a utilização gratuita do Pavilhão Municipal e das Piscinas Municipais, durante o ano de 2017, por parte dos militares, militarizados e civis que prestam, serviço na Capitania do Porto da Póvoa de Varzim.

Foi aprovada a contratualização da empresa de assessoria técnica nas áreas de luz e som, maquinaria de cena e audiovisuais para o Cine-Teatro Garrett.