A Campanha “Olhe pelas Suas Costas” é uma parceria entre a Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia (SPN), Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT), Sociedade Portuguesa para o Estudo da Dor (APED), Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV), Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral (APMCG) e Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação (SPMFR) com o patrocínio da Medtronic Portugal, Lda. Tem como coordenador o Dr. Bruno Santiago – Neurocirurgião do H. Garcia de Orta e Grupo Mello Saúde.

Esta campanha, que conta já com dez anos de existência, tem como objetivos principais sensibilizar a população portuguesa para as principais doenças que afetam a coluna vertebral; educar no sentido da prevenção de eventuais problemas; alertar para o impacto das dores nas costas na vida pessoal e profissional de cada cidadão, esclarecer sempre, pela voz de um profissional de saúde, quais os possíveis tratamentos existentes, clarificar expressões e conceitos com que os cidadãos muitas vezes não estão familiarizados. Trata-se assim de uma campanha de interesse publico que visa fomentar a literacia em saúde em Portugal.

Eis os 10 conselhos a ter em conta neste Verão:

1- Não leve tudo às costas, selecione o essencial.

2- Evite posições que exijam muito esforço da sua coluna.

3- Sente-se confortavelmente.

4- Não fique muito tempo na mesma posição.

5- Faça caminhadas, mantenha-se em movimento.

6- Aproveite para fazer desporto.

7- Tenha cuidado com os mergulhos que podem ser fatais.

8- Apanhe sol (moderadamente) e aumente a vitamina D essencial para absorção de cálcio.

9- Cuidado com as quedas e brincadeiras perigosas.

10- Relaxe, afaste o stress e equilibre o corpo e a mente.

Estudos comprovam que as dores nas costas representam uma das principais causas de absentismo laboral em todo o mundo e são um dos principais motivos de visita ao médico.