Completamente rendidos ao bom humor dos dois escritores, os jovens de dezasseis anos não pararam de rir durante quase duas horas. Ambos com o dom de encantar plateias, Ondjaki e Onésimo foram apresentando-se através de histórias hilariantes que prenderam a atenção dos jovens do início ao fim deste encontro.

Muitas histórias do dia-a-dia em Angola e dos tios de Ondjaki, a tia Fernanda, o tio Chico e o tio Vítor, foram servindo para os alunos descobrirem o autor que não se considera um escritor.”Ainda hoje não sei se sou escritor, mas depois de ter publicado já não consigo fugir a essa designação”, comentou. Licenciado em Sociologia, o autor confessou que, apesar de ter tido sempre boas notas, nunca gostou do curso e não sabe porque o concluiu. Acerca do seu encontro com jovens estudantes, Ondjaki explicou que é uma troca de ensinamentos e conhecimentos.

Depois de ter estado, esta manhã, à conversa com crianças de sete anos, o escritor “soube quem eram os D’ZRT”. Perante o riso da plateia, Onésimo interveio: “São jogadores de futebol?”.

alunos_biblioteca

Onésimo Teotónio de Almeida vive nos EUA, onde é professor. Disse que “tenho idade para ser vosso avô e pai do Ondjaki, mas venho aqui para aprender convosco”. Onésimo concorda com Ondjaki: “não penso em mim como um escritor. Não gosto de estar fechado entre paredes a escrever. Prefiro conviver com as pessoas”.

Finalmente, o escritor deixou um conselho aos jovens vilacondenses: “leiam!”