Aquando dos trabalhos de desmonte dos exemplares arbóreos foi possível constatar o estado de degradação em que os mesmos se encontravam, traduzindo-se em cavidades de dimensão considerável e na existência de zonas de podridão, com a zona medular da árvore severamente afetada.

Importa referir que a decisão de abate dos exemplares foi tomada após a análise dos relatórios de avaliação do estado fitossanitário dos plátanos do Largo das Dores. Estes relatórios, desenvolvidos por várias empresas especialistas em arboricultura, foram unânimes na conclusão de que os plátanos apresentariam concavidades de dimensão considerável em áreas estruturais dos exemplares (pernadas principais), colocando em causa a sua estabilidade, bem como a segurança de pessoas e bens, sugerindo, nesse enquadramento, o seu abate. Os dados apresentados resultaram de análises físicas aos exemplares, recorrendo a equipamentos específicos para registo da resistência da árvore (resistógrafos).

O registo fotográfico recolhido aquando do abate dos plátanos comprova o resultado apresentado nos relatórios.

No âmbito das obras de requalificação do largo irá proceder-se à plantação de árvores mais adequadas às condições do espaço.

Complementarmente, e como medida de compensação, o Município irá proceder, ao longo do ano de 2020, a várias plantações de árvores da flora autóctone portuguesa, em vários locais do concelho.