Pautada pelo sucesso, esta operação de protecção do Ambiente visa a recolha de resíduos orgânicos (restos de comida, legumes, frutas) junto de restaurantes, cantinas e outras entidades produtoras de resíduos deste tipo. As sobras são depois transformadas num composto que dá origem a adubos de boa qualidade. Um processo rápido (a compostagem demora apenas seis meses) e amigo do ambiente.

O balanço não podia ser mais positivo. Um mês depois registaram-se cinco novas adesões desde o início da operação (sendo agora o número total de entidades aderentes 67).
Até 19 de Junho foram recolhidas cerca de 56,7 toneladas de resíduos orgânicos, o que dá para produzir cerca de 18.900 kg de fertilizante. Por dia são recolhidos mais de 1700 kg de resíduos orgânicos, um valor que, per capita, ronda os 25,6 kg/dia/restaurante.
O desejo da autarquia é agora alargar o circuito de recolha e assim contribuir para um melhor ambiente. Para isso, está a reunir os meios técnicos e humanos necessários para realizar uma operação de maior envergadura.