Os principais investimentos a ter início ou continuidade no próximo ano, segundo elencou o Presidente da autarquia, Aires Pereira, e que arrecadam 27 milhões de euros do orçamento municipal são: remodelação das Escolas EB 2/3 de Aver-o-Mar e Dr. Flávio Gonçalves; saneamento em Laundos, Estela, Balasar e Rates; construção da Ciclovia; remodelação da Central de Camionagem; requalificação do Mercado Municipal, do Bairro Social de Barreiros; reabilitação da Marina Norte e transformação da Praça de Touros num espaço multiusos.

O Presidente da Câmara Municipal propôs – e foi aprovado – um novo tarifário variável do serviço de gestão de resíduos. Segundo o edil “só políticas de sustentabilidade económica garantem a solidez de um processo de competitividade. Sustentabilidade e competitividade são tão complementares e tão interdependentes que se configuram progressivamente sinónimas. Só uma diferente metodologia de recolha dos resíduos poderia conduzir à redução sustentada do custo daqueles serviços. Era, por isso, necessária a diminuição do volume dos resíduos indiferenciados. A colaboração dos cidadãos, fazendo em casa a separação dos resíduos que, por recolha porta a porta, os serviços reencaminham para a reciclagem, transformando assim num ativo económico e ambiental o que antes era um pesado custo”. Este novo sistema, segundo o autarca, está a produzir os efeitos aguardados e, se a esta alteração do padrão comportamental dos cidadãos juntarmos a economia do transporte com a mudança para Laundos do Centro de Transferência da LIPOR estaremos perante uma poupança global de 600 mil euros.

Sendo assim, a nova tarifa foi fixada em €0,48 por metro cúbico do serviço de gestão de resíduos para utilizadores domésticos (redução de 25% do preço vigente) e em €4,50 para utilizadores não domésticos (redução de 10%).