O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, esteve presente nesta sessão.

O livro é, de certo modo, de memórias pois reporta-se a uma campanha levada a cabo de 2006 a 2008. Entretanto, os autores revisitaram os lugares, atualizaram a informação e conferiram maior coerência e sentido crítico ao conjunto.

O livro está estruturado em três partes: na primeira descreve-se a metodologia de trabalho participativo e cidadão com que foi realizada a campanha de propostas de espaços em perigo a preservar na Área Metropolitana do Porto (AMP); na segunda descrevem-se e revisitam-se os espaços selecionados em cada um dos nove concelhos que então constituíam a AMP (Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia); na terceira, aponta-se para o futuro através de um curto posfácio, descrevem-se espaços verdes de interesse nos oito concelhos que só mais tarde integraram a AMP, e inclui-se uma Revista de Imprensa da época sobre a campanha e ainda alguns índices remissivos minuciosos que reforçam o valor deste livro como ferramenta de pesquisa.