O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esteve presente no evento e enalteceu o dinamismo da família Tavares. O autarca destacou a noção da importância da organização e da adaptação às circunstâncias presidiu ao trajeto, de nove décadas, da Ourivesaria Tavares. Aires Pereira afirmou que a empresa resistiu às contingências difíceis com que se viu confrontada, a ponto de se firmar como uma referência no seu setor em todo o território nacional – se isso aconteceu, a razão principal desta bem-sucedida caminhada reside na fidelidade aos seus valores matriciais e na permanente abertura à inovação e à modernização.

Após a inauguração seguiu-se a conferência “Ouro Popular – entre as gentes e os adornos” que teve como oradora a doutora Rosa Maria Mota, (Investigadora do CITAR/Universidade Católica Portuguesa), n’A Filantrópica.