A sessão irá ser apresentada pelo Presidente da Comissão das Comemorações do Centenário do Varzim S.C., José Macedo Vieira, e será moderada pelo jornalista João Gobern.

A Palestra irá iniciar-se com a abordagem das origens remotas do jogo da bola, depois o autor irá referir-se ao precedente inglês, o futebol moderno e a sua génese: futebol e rugby. A palestra seguirá pelas origens do futebol em Portugal e o nascimento dos três grandes, não esquecendo a influência das Ditaduras no futebol: Espanha, Itália e Alemanha. O orador irá ainda referir-se ao Estado Novo e a ligação ao futebol, terminando com referências a homens e instituições que afrontaram Salazar e Marcelo Caetano.

Abílio Travessas nasceu em Aver-o-Mar, ia a guerra a caminho do fim. Estudou na Escola de Refojos, depois no Liceu Nacional da Póvoa de Varzim, tendo, em 1963, rumado a Coimbra para estudar Direito.

Foi jogador do Varzim e da Académica, como revelou na apresentação do seu próprio perfil para esta iniciativa: “O futebol, que iniciara nos juniores do Varzim Sport Club na época 61/62, povoava os meus anseios, cumpridos, de jogar na Académica, mito de qualquer estudante que se julgasse com alguma habilidade para a arte da bola. O União de Coimbra foi outro dos meus amores na Lusa Atenas.

A convocatória, espada de Dâmocles sobre a cabeça dos universitários, para a Escola de Oficiais em Mafra, interrompeu, por anos demasiados, um curso encalhado, duvidoso e acabado em trabalhos forçados, já pai da Joana.

A entrada no ensino como professor de educação física, em 1975, levou-me a fazer aquilo que afinal sempre gostei; depois da licenciatura, o estágio profissional na área do Direito e da Economia,  levou-me a Carregal do Sal e a uma mudança radical: a família deixou Coimbra e fixou residência em Gandufe, Mangualde.

Na Escola Secundária de Nelas comecei e lá regressei até à aposentação, sem medo do tédio e com tempo para projetos,  muitos e variados de um espírito sempre  avesso a especializações. A história de Portugal, os Descobrimentos e os nossos navegadores – Bartolomeu Dias e  Fernão de Magalhães – são os meus prazeres, a par do romance histórico, dos autores portugueses, clássicos e contemporâneos, e sempre a bicicleta. Mas a curiosidade de saber mais deu esta palestra sobre “Um outro futebol”, depois de muito ler com prazer”.